05cap-vasco09
Athletico x Vasco na Ligga Arena (foto: Valquir Aureliano)

O Athletico dominou, ficou 75 minutos com um jogador a mais, acertou quatro bolas na trave. Apesar de tudo isso, fez apenas um gol, o suficiente para derrotar o Vasco por 1 a 0, na tarde deste domingo (5), na Ligga Arena. A partida era válida pela 5ª rodada do Brasileirão.

Com o resultado, o Athletico foi a 10 pontos. E alcançou a liderança do Brasileirão, graças à derrota do Botafogo (9 pontos) para o Bahia por 2 a 1, no Rio de Janeiro.

FASES

Esse foi o 14º jogo de Cuca no comando do Athletico, agora com 11 vitórias, 1 empate e 2 derrotas.

O resultado ampliou a crise no Vasco. O time carioca vinha de três derrotas seguidas no Brasileirão, sendo a última para o Criciúma, por 4 a 0. O resultado causou a queda do técnico Ramon Diaz, de forma polêmica – ele diz ter sido demitido pelas redes sociais, embora o clube afirme que houve comum acordo. Na Arena, o interino Rafael Paiva comandou a equipe, que perdeu pela 4ª vez seguida na competição.

TABELA

O próximo jogo do Athletico pelo Brasileirão será no domingo (12), às 16 horas, contra o Palmeiras, em São Paulo. Antes disso, o time paranaense entra em campo pela Copa Sul-Americana: enfrenta o Rayo Zuliano, na Venezuela, nesta quarta-feira (8).

ESCALAÇÃO DO ATHLETICO

A única baixa confirmada no Athletico era o zagueiro Thiago Heleno, lesionado. O técnico Cuca vem fazendo duas ou três alterações por partida na maratona de jogos de abril e maio. Contra o Vasco, ele contou com a volta do volante Fernandinho, recuperado de desgaste físico excessivo. Ele Cuca vem armando o time no esquema tático 4-2-3-1, com dois volantes em linha (Erick e Fernandinho), dois jogadores de velocidade como extremos (Canobbio na direita e Cuello na esquerda), um meia ofensivo centralizado (desta vez, Zapelli) e um centroavante (Pablo).

PRIMEIRO TEMPO

O Athletico começou pressionando o Vasco em seu próprio campo e criou quatro boas chances de gol nos dez primeiros minutos – incluindo uma bola na trave, com Erick. Mas foi nesse período que o time perdeu o ponta Canobbio, que se lesionou após ter sofrido duas faltas (ambas não marcadas) em sequência. Julimar entrou. Aos 15, Zapelli aproveitou um erro de passe do Vasco, saiu na cara do gol e só foi parado com falta de Hugo Moura (ex-Athletico), que acabou expulso.

O Furacão ainda mandou mais duas bolas na trave até que abriu o placar aos 26 minutos, com Erick, completando um cruzamento de Esquivel. Depois disso, o Athletico alternou momentos em que ocupava o campo do Vasco e ficou tocando bola, mas sem criar muitas chances, e momentos em que tentava atrair o adversário para engatar contragolpes, mas sem sucesso. O domínio do Furacão podia ser traduzido nas finalizações: 13 (3 certas e duas na trave), contra nenhuma do adversário.

SEGUNDO TEMPO

Na etapa final, o Athletico mandou outra bola na trave, com Zapelli, logo a 2 minutos, e depois reduziu o ritmo, permitindo ao Vasco criar algumas chances. Além disso, começou a cometer erros de passes. Aos 13 minutos, Cuca trocou o lateral Leo Godoy e o ponta Cuello por Madson e Nikão, respectivamente. Julimar passou a cair pelo lado esquerdo do ataque, enquanto Nikão ficou na direita. Mas mesmo assim o time não melhorou muito.

Aos 23, Cuca trocou Pablo pelo centroavante Mastriani e o meia Zapelli deu lugar a Alex Santana. Fernandinho passou a jogar mais adiantado. O time passou a controlar a bola no meio, mas ainda tinha dificuldades para entrar na área adversária e passou a arriscar chutes de longe, sem sucesso. Mas fez o suficiente para segurar a vitória.

ESTATÍSTICAS

Ao fim do jogo, o Athletico somou 26 finalizações (7 certas), 56% de posse de bola, 89% de passes certos e 6 escanteios. O Vasco obteve 7 finalizações (1 certa), 44% de posse de bola, 80% de passes certos e 5 escanteios. Os números são do site Sofascore.

ATHLETICO 1 x 0 VASCO
Athletico: Bento; Leo Godoy (Madson), Kaique Rocha, Gamarra e Esquivel; Erick e Fernandinho; Canobbio (Julimar), Zapelli (Alex Santana) e Cuello (Nikão); Pablo (Mastriani). Técnico: Cuca
Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique (Clayton), Maicon, Léo e Lucas Piton; Hugo Moura, Mateus Carvalho (Sforza) e Galdames; Rossi (João Vitor), Vegetti (Erick Marcus) e David (Adson). Técnico: Rafael Paiva
Gols: Erick (26-1º)
Cartões amarelos: Fernandinho
Expulsão: Hugo Moura (15-1º)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba, domingo

LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
3 – Esquivel cruza. Canobbio ganha de Leo e bate cruzado, quase do bico da pequena área. A bola sai rente à trave
4 – Erro na saída de bola do Vasco. Pablo fica com a bola, dribla Hugo Moura e bate à esquerda do gol
10 – Zapelli cobra escanteio. A bola passa por todos. Fernandinho cruza para a pequena área. A bola passa à frente de Pablo e a zaga afasta. Zapelli fica com ela e cruza. Erick cabeceia e acerta a trave esquerda
15 – Zapelli aproveita erro do Vasco e é derrubado perto da área por Hugo Moura, que acaba expulso
17 – Falta frontal para o Athletico. Pablo cobra. O goleiro Léo Jardim toca de leve na bola e ela bate no travessão
24 – Zapelli cobra falta lateral. A bola passa por todos e bate na trave esquerda
25 – Julimar cruza. Pablo cabeceia. A bola, sobe cai e Léo Jardim pega
26 – Gol do Athletico. Gamarra faz belo passe e encontra Esquivel, que cruza. Erick aparece na pequena área e completa para dentro
28 – Esquivel arrisca de fora da área e manda à esquerda do gol
30 – David tenta jogar a bola para a área. Fernandinho desvia. A bola sobe e cai no gol, mas Bento defende para escanteio
38 – Zapelli cruza. A bola vai direto a gol e Léo Jardim pega
41 – Fernandino cruza. Erick cabeceia com perigo, mas para fora
45 – Leo Godoy cruza da direita. Erick cabeceia com perigo, mas para fora
48 – Erick apanha rebote e bate de fora da área. A bola sai à direita
SEGUNDO TEMPO
2 – Zapelli domina fora da área e acerta a trave esquerda
5 – David apanha sobra da defesa e bate para fora
6 – Vegetti lança Paulo Henrique na área. Ele bate cruzado. Bento sai e salva
8 – Cuello recebe pela ponta, corta para o meio e bate a gol. Léo Jardim faz grande defesa
10 – Esquivel cruza. Pablo cabeceia. Léo Jardim pega
15 – Fernandinho conduz a bola pelo meio e bate de fora da área. Léo Jardim pega
17 – Nikão recebe na área, tabela com Zapelli, recebe e bate a gol. A bola sai à esquerda
19 – David arrisca de fora da área e manda por cima do gol
21 – João Vitor conduz a bola e serve Vegetti, que fuzila para as redes. O árbitro anula, marcando impedimento
23 – Madson conduz a bola pela direita e bate a gol. A bola sai à direita
26 – Fernandinho aciona Nikão, que gira e chuta. A bola desvia na zaga e vai por cima
28 – Alex Santana recebe de Fernandinho, dribla um marcador e bate de fora da área, mas à direita do gol
31 – Nikão bate de fora da área. Leo Jardim pega
33 – Mastriani recebe de Fernandinho e bate cruzado, mas por cima do gol
38 – Mastriani bate de fora da área. A bola vai fraca e sai à esquerda
40 – David domina, gira e chuta. A bola vai por cima
45 – Lucas Piton cruza. Erick Marcus ganha n alto de Esquivel e cabeceia para fora
50 – Mastriani rouba bola na defesa e aciona Nikão, que toca para Kaique Rocha. Ele devolve para Nikão, que arremata em cima da defesa