Torcida em Athletico x Maringá, em 2023, na Arena
Torcida em Athletico x Maringá, em 2023, na Arena (Crédito: Valquir Aureliano)

Uma decisão do Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR), nessa quinta-feira (dia 11), liberou a Arena da Baixada para receber mulheres, crianças e Pessoas com Deficiência (PcDs) em dois dos três primeiros jogos do Athletico Paranaense como mandante no Campeonato Paranaense. Devido a pancadaria no Atletiba no estádio atleticano em fevereiro de 2023, o clube recebeu punição de perda de três mandos de campo. Por isso, jogaria com portões fechados nestas três partidas, sem presença de torcida.

Um dos jogos será exclusivo para pessoas acima de 60 anos e para PcDs (pessoa com deficiência).

O Athletico pediu que o TJD-PR liberasse o estádio apenas para mulheres e crianças, sem a cobrança de ingressos e sem a presença de homens, da mesma forma que ocorreu no ano passado. Em 2022, o clube paranaense foi punido com a perda de dois mandos de campo, também por episódios de violência. A pena foi cumprida nas primeiras rodadas do Paranaense de 2023. Na ocasião, o TJD-PR concordou em liberar para mulheres e crianças.

As partidas de 2023, com a entrada com 1kg de alimento, receberam 32.031 torcedores (contra o Maringá) e 37.198 (contra o Foz).

Em 2024, as três partidas com restrição de torcida serão contra Maringá (24 de janeiro), Galo Maringá (27 de janeiro) e PSTC (3 de feveiro).

Ainda serão definidos quais os dois jogos apenas para mulheres (de qualquer idade), crianças de até 12 anos e Pessoas Com Deficiências (PCDs, acompanhado apenas por mulheres e com lugar marcado).

Um dos jogos terá exclusivamente idosos acima de 60 anos (homens e mulheres), além de Pessoas Com Deficiências (PCDs com lugar marcado).

A entrada no estádio será a doação de um quilo de alimento não perecível que será doado para o Banco de Alimentos de Curitiba. Alunos da rede pública (até 12 anos de idade) e alunos da APAE (sem limite de idade) serão convidados para estarem no estádio, ou seja, sem a necessidade do ingresso solidário.

A decisão é válida para os jogos contra: Maringá (dia 24 de janeiro, às 19h, pela terceira rodada), Galo Maringá (dia 27 de janeiro, às 18h30, pela quarta rodada) e PSTC (dia 3 de fevereiro, às 18h30, pela sexta rodada). Cabe ao Athletico a definição (e divulgação) de quais partidas receberá determinado público.

O primeiro jogo do Athletico na Arena com cobrança de ingresso e sem restrição de torcida será em 7 de fevereiro, contra o Cascavel, pela 7ª rodada.