Willian Bigode em treino do Athletico, em 2008 (Crédito: Franklin de Freitas)

O Athletico Paranaense informou nessa segunda-feira (dia 20) que está contratando por empréstimo o atacante Willian Bigode, 36 anos. O jogador pertence ao Fluminense e os salários até o fim de 2023 serão divididos entre os dois clubes.

“O Athletico Paranaense informa que o atacante Willian Bigode chegará ao clube nesta terça-feira (21) para a realização de exames e assinatura de contrato de empréstimo válido até o final da temporada. Multicampeão, incluindo conquistas da CONMEBOL Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil, Willian Bigode defendeu a camisa athleticana entre os anos de 2006 e 2008”, publicou o clube paranaense, no Twitter.

Após bom início de carreira no Guarani, de 2004 a 2005, Willian defendeu o Athletico de 2006 a 2008, marcando 5 gols em 34 jogos. Não conseguiu se destacar no futebol paranaense e só foi chamar a atenção em 2010, pelo Figueirense – foram 25 gols em 47 jogos naquele ano.

Depois de brilhar no clube catarinense, Wilian Bigode virou referência na primeira divisão do Brasileirão e se destacou no Corinthians, no Cruzeiro, no Palmeiras e no Fluminense.

EXPERIÊNCIA
Gols e jogos de Willian Bigode nas principais competições
Brasileirão: 70 gols em 350 jogos
Copa do Brasil: 11 gols em 43 jogos
Libertadores: 14 gols em 65 jogos

Willian Bigode e o técnico Fernando Diniz (Crédito: Divulgação/Fluminense/Marcelo Gonçalves)

POLÊMICA
Willian Bigode se envolveu em polêmica em março. A empresa que tem o jogador como sócio foi denunciada pelo meia Gustavo Scarpa, do Nottingham Forrest, pelo lateral Mayke, do Palmeiras, por supostamente ter aplicado um golpe milionário. Willian Bigode também alega ser vítima do esquema e apresentou sua versão — clique aqui para saber mais.

ATUAL TEMPORADA
Em 2023, Willian foi pouco utilizado pelo técnico Fernando Diniz no Fluminense. Ficou em campo por apenas 61 minutos – entoru no fim de cinco partidas. Não participou de gols. Ele não joga desde 25 de fevereiro.

ÚLTIMO JOGO COMPLETO
A última vez que Willian Bigode jogou por 90 minutos foi em 26 de maio de 2022, quando marcou um gol e fez três assistências na goleada do Fluminense sobre o Oriente Petrolero, por 10 a 1, pela Copa Sul-Americana.

ANO PASSADO
No total de 2022, Willian Bigode defendeu o Fluminense e atuou em 52 jogos (17 como titular ), fez 6 gols e deu 5 assistências. Ficou em campo por 1.725 minutos (o equivalente a 19 jogos inteiros).

POSIÇÃO
Com 1,71 m de altura, Willian Bigode foi usado como centroavante na maior parte da carreira. No Palmeiras e no Cruzeiro, chegou a somar 92 jogos atuando como extremo (meia-ponta) pela esquerda.

VENDAS
A maior transferência da carreira de Willian foi em 2012, quando o Metalist, da Ucrânia, pagou 4 milhões de euros ao Coimbra-MG, que era dono dos direitos do jogador. Em 2014, o Cruzeiro pagou 3,5 milhões de euros aos europeus para adquirir o atacante.

DESPEDIDA
Em nota no Instagram, Willian Bigode se despediu do Fluminense. “Hoje, venho comunicar o fim do meu ciclo vestindo a camisa do Fluminense. Mais de um ano defendendo esse clube que me recebeu e me acolheu da melhor forma desde quando cheguei. Foram muitos jogos e momentos que ficarão marcados na memória, principalmente o título do Campeonato Carioca do ano passado. Deixo o clube perto de mais uma final de Estadual, e fica a minha torcida para o bicampeonato. Agradeço à diretoria, comissão, staff, jogadores e a todos os funcionários por todo esse tempo juntos. Formamos uma família e ganhei amigos para a vida. À torcida tricolor, minha eterna gratidão pelo carinho comigo e minha família. Agora, novos caminhos e desafios a seguir”, escreveu.

O jogador não vai retornar ao clube carioca, já que seu vínculo termina no final de 2023.

Na mesma nota, o atacante falou sobre seu retorno ao Athletico. “Estou retornando a um clube onde joguei em meu início de carreira, que também tem uma torcida apaixonada, que investiu muito em estrutura nos últimos anos e hoje é referência no Brasil. O Athletico conta com profissionais de alto nível – tive o privilégio de trabalhar com alguns – e busca grandes conquistas. Sei que tenho condições e quero contribuir para seguir essa caminhada de sucesso”, disse.