Comemora1
Pablo e Fernandinho comemoram gol do Athletico na final contra o Maringá (Crédito: Valquir Aureliano)

O Athletico Paranaense é o campeão paranaense de 2024. O título foi conquistado nesse sábado (dia 6) à tarde, com a vitória por 3 a 0 sobre o Maringá, na Arena da Baixada – Ligga Arena, na partida de volta da final. No jogo de ida, em Maringá, o time da capital venceu por 1 a 0 e só precisava empatar em casa para erguer o troféu. A equipe do Interior tinha que vencer por um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis. Ou por dois gols para ficar com o título no tempo normal.

O campeão de 2024 levou o troféu Gil Rocha.

Esse foi o 28º título estadual do Athletico na história e o segundo consecutivo – foi campeão invicto em 2023. A conquista coroa o centenário do clube, comemorado em 26 de março de 2024.

MARINGÁ
Fundado em 2010, o Maringá disputou a final pela terceira vez (também foi vice em 2022 e em 2014) e buscava o título inédito.

INVENCIBILIDADE
A última derrota do Athletico como mandante para uma equipe do Interior no Campeonato Paranaense foi em 27 de fevereiro de 2022 – 2 a 1 para o Operário.

No geral, contra todos os adversários e todas as competições, o Athletico não perde na Arena da Baixada desde julho de 2023, quando levou 2 a 0 do Flamengo, pelas quartas de final Copa do Brasil. Desde então, foram 13 vitórias e 9 empates no local.

Pelo Campeonato Paranaense, a última derrota em casa foi em 23 de março de 2022 – 2 a 1 para o Coritiba, pela semifinal. Em 2023, o time foi campeão invicto e somou 7 vitórias e 2 empates em casa. Em 2024, já são 7 vitórias e 2 empates no estádio rubro-negro.

  • CAMPANHA DO CAMPEÃO
  • 17 jogos
  • 12 vitórias
  • 4 empates
  • 1 derrota
  • 30 gols pró
  • 7 gols contra

CUCA
Esse foi o 6º jogo do técnico Cuca no Athletico, agora com 6 vitórias – 100% de aproveitamento.

ESCALAÇÃO DO ATHLETICO
A baixa era o zagueiro Pedro Henrique, suspenso. O técnico Cuca fez três mudanças em relação ao jogo de ida, em Maringá. Entraram o lateral-direito Leo Godoy, o zagueiro Kaique Rocha e o volante Fernandinho. E saíram o lateral-direito Madson, o zagueiro Pedro Henrique e o volante Hugo Moura.

ESTRANGEIROS
O Paranaense tem o limite de cinco estrangeiros por equipe por partida. Com isso, ficaram de fora desse jogo: o zagueiro Gamarra, os pontas Cuello e Romeo Benítez o centroavante Di Yorio. Os escolhidos foram os laterais Esquivel e Godoy, o meia Zapelli, o ponta Canobbio e o centroavante Mastriani.

ESQUEMA TÁTICO
O técnico Cuca usou o esquema tático 4-2-3-1, com Canobbio (direita), Christian (centro) e Julimar (esquerda). Pablo era o centroavante. Fernandinho e Erick ficaram como volantes.

ESCALAÇÃO DO MARINGÁ
O técnico Jorge Castilho contou com as voltas do zagueiro Vilar e do volante Morelli, que estavam suspensos no jogo de ida. O time jogou novamente no esquema tático 5-3-2.

PRIMEIRO TEMPO
Os dois times usaram marcação avançada desde o início. E ambos mostraram muita qualidade defensiva. Era difícil encontrar algum espaço para jogar. Aos poucos, porém, o Athletico foi achando brechas para trabalhar a bola e se aproximar do gol. Aos 25, após Fernandinho roubar a bola no ataque, Canobbio chutou fraco e perdeu gol feito. Um minuto depois, Pablo tabelou com Christian e mandou da meia-lua. A bola desviou na zaga e ‘matou’ o goleiro: 1 a 0. O Maringá só chegou com perigo aos 34, quando Morelli ficou na cara do gol e chutou fraco – Bento defendeu. O Athletico ampliou aos 39, em pênalti sofrido por Christian e convertido por Fernandinho.

SEGUNDO TEMPO
No segundo tempo, o Athletico seguiu melhor e atacando com certa frequência. O Maringá mostrava certo ímpeto ofensivo e boa organização, mas não tinha precisão ao definir as jogadas de ataque. O time do Interior substituiu os dois laterais por dois pontas (Mirandinha e Robertinho). Aos 6, Julimar é derrubado na área. Pênalti. O impedimento é marcado na origem da jogada e a penalidade, anulada. O VAR confirma o impedimento. Aos 18, entraram o centroavante Mastriani e o lateral-direito Madson nos lugares de Pablo e Leo Godoy. Aos 24, entrou o meia Zapelli e saiu Christian. Aos 39, os volantes Alex Santana e Hugo Moura entraram no jogo. O Maringá conseguiu incomodar nos minutos finais, mas Bento salvou. Aos 48, Mastriani ampliou para 3 a 0, após belo lançamento de Fernandinho e passe preciso de Alex Santana.

SHOW DE BENTO
O goleiro Bento, do Athletico e da seleção brasileira, teve pouco trabalho durante o jogo, mas deu seu show particular aos 36 minutos do segundo tempo. Em lance na área, ele fez quatro defesas na mesma jogada, em quatro tentativas do ataque do Maringá. Após cabeceio de Júlio, Bento salvou. Mirandinha tentou finalizar e o goleiro tirou com um tapa. A bola sobrou para Zé Vitor. E Bento defendeu de novo. Para completar, ele tirou o perigo da área na quarta ação.

ATHLETICO 3×0 MARINGÁ
Athletico: Bento; Léo Godoy (Madson), Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Fernandinho e Erick (Hugo Moura); Canobbio (Alex Santana), Christian (Zapelli) e Julimar; Pablo (Mastriani). Técnico: Cuca
Maringá: Dheimison; Marcos Vinícius (Robertinho), Ronald, Tito, Vilar e Caíque (Mirandinha); Morelli (Júlio), Rodrigo e Zé Vitor; Serginho e Bruno Lopes (Iago Santana). Técnico: Jorge Castilho
Gols: Pablo (26-1º), Fernandinho (39-1º) e Mastriani (48-2º)
Cartões amarelos: Serginho, Marcos Vinícius, Júlio, Zé Vitor (M). Erick, Alex Santana (A)
Árbitro: Lucas Paulo Torezin
Público: 37.758
Local: Arena da Baixada, em Curitiba

  • PRINCIPAIS LANCES
  • Primeiro tempo
    8 – Esquivel tabela com Canobbio, recebe na área e chuta perto, ao lado.
    22 – Leo Godoy cruza. Pablo cabeceia sobre o gol.
    24 – Morelli arrisca de longe. A bola desvia no meio do caminho e Bento espalma para escanteio.
    25 – Fernandinho ganha a dividida no ataque. A bola sobre limpa para Canobbio, na cara do gol. Ele chuta fraco e Dheimison segura.
    26 – Gol do Athletico. Lateral de Godoy direto pra área. Julimar desvia. Pablo tabela com Christian, recebe na meia-lua e chuta. A bola desvia na zaga e mata o goleiro.
    29 – Zé Vitor chuta de fora da área. Bento segura.
    34 – Serginho lança. Na área, Bruno Lopes ajeita de cabeça para Morelli, na cara do gol. Ele chuta no canto e Bento salva.
    37 – Kaique Rocha puxa o contra-ataque e aciona Pablo, que toca e coloca Christian na cara do gol. Ele é derrubado por Dheimison. Pênalti.
    39 – Gol do Athletico. Fernandinho cobra o pênalti com um chute à esquerda do goleiro, que cai para o outro lado.
  • Segundo tempo
  • 24 – Robertinho chuta de fora da área. A bola passa perto, sobre o gol.
  • 26 – Bola longa que sobra na área para Julimar. Ele chuta sobre o gol.
  • 30 – Mastriani faz o pivô para Canobbio, que avança e rola para Julimar, na área. Ele chuta em cima de Dheimison.
  • 36 – Quatro defesas no mesmo lance. Cruzamento. Júlio cabeceia. Bento salva. Mirandinha tenta finalizar. O goleiro tira com um tapa. A bola sobra para Zé Vitor. E Bento defende de novo. Para completar, ele tira o perigo da área.
  • 44 – Júlio invade a área e chuta cruzado. Bento segura.
  • 48 – Gol do Athletico. Fernandinho lança. Alex Santana receba na ponta e rola para Mastriani cutucar para o gol.