Mastriani comemora gol, Racing x Athletico
Mastriani comemora gol pelo Athletico (Crédito: Robson Mafra)

O Athletico Paranaense divulgou nessa segunda-feira (dia 1º) os 24 jogadores convocados para a partida de estreia na Copa Sul-Americana 2024. Nesta terça-feira (dia 2) às 21h30, enfrenta o Ameliano, em Assunção, no Paraguai, pela primeira rodada da fase de grupos.

As baixas na lista são o volante Erick e o centroavante Pablo, que não estão 100% fisicamente.

Pela primeira vez no ano, o Athletico poderá utilizar os nove estrangeiros do elenco na mesma partida. Todos estão na relação de convocados. A Sul-Americana não tem limite de ‘gringos’. Já no Campeonato Paranaense, há um limite de cinco por time por partida.

  • OS CONVOCADOS
  • Pelo Athletico para a estreia na Copa Sul-Americana
  • Goleiros: Bento, Léo Linck e Mycael
  • Zagueiros: Karique Rocha, Mateo Gamarra, Pedro Henrique e Thiago Heleno
  • Laterais: Esquivel, Fernando, Léo Godoy e Madson
  • Volantes: Felipinho, Fernandinho, Hugo Moura
  • Volantes/meias: Alex Santana e Christian
  • Meias: Zapelli
  • Meia/ponta: Jader e Romeo Benítez
  • Pontas: Canobbio, Cuello e Julimar
  • Centroavantes: Mastriani e Di Yorio

O técnico Cuca não deu pistas sobre a escalação. Ele vem mudando as peças e o esquema tático conforme as características de cada jogo, além de considerar o desgaste físico acumulado.

Contra o Maringá, no último sábado, ele começou a partida com o lateral-direito Léo Godoy, o volante Fernandinho, o meia Zapelli e o centroavante Mastriani no banco de reservas. A tendência é que os quatro sejam titulares nesta terça-feira.

A provável escalação contra o Ameliano, no esquema tático 4-2-3-1, é Bento; Léo Godoy, Kaique Rocha (Pedro Henrique), Thiago Heleno (Gamarra) e Esquivel (Felipinho); Fernandinho e Alex Santana (Felipinho); Canobbio (Cuello), Zapelli e Julimar (Jader ou Christian); Mastriani.

Recuperação
O lateral-esquerdo Fernando, 24 anos, está recuperado de uma lesão no joelho sofrida em junho de 2023. Desde que voltou, só atuou nos minutos finais contra o Operário, na última quarta-feira. É pouco provável que tenha condições para 90 minutos. Com isso, o volante Felipinho pode ser novamente improvisado na lateral-esquerda.

Esquema tático
O técnico Cuca usou o esquema tático 4-1-4-1 na sua estreia pelo Athletico, contra o Londrina. Naquele jogo, usou Fernandinho como único volante. A linha de quatro tinha dois extremos (Christian na direita e Canobbio na esquerda) e dois jogadores fazendo o trabalho de área a área (Zapelli e Erick).

Nos duelos contra o Operário, Cuca usou o 4-2-3-1 – que é o sistema mais usado no Brasil desde 2011. Nesse caso, colocou Fernandinho e Erick como volantes. A linha de três tinha Zapelli (centro), Christian (direita) e Canobbio (esquerda).

Contra o Maringá, o treinador mudou novamente. Erick e Hugo Moura foram os volantes e não avançaram – passaram os 90 minutos recuados, assim como os laterais. Pablo e Christian jogaram como meio-campistas, fazendo o trabalho de área a área. No ataque, o treinador colocou Julimar e Canobbio bem avançados, tentando a infiltração na última linha defensiva do adversário.