Ameliano
Ameliano convoca para o jogo contra o Athletico (Crédito: Divulgação/Facebook/SportivoAmeliano1936)

O Athletico Paranaense estreia na Copa Sul-Americana 2024 nesta terça-feira (dia 2) enfrentando o Sportivo Ameliano, em Assunção, no Paraguai.

Fundado em 1936, o clube estava disputando a terceira divisão do Paraguai até 2019. Em 2021, conseguiu o acesso à primeira divisão. Em 2022, conquistou o título da Copa Paraguai, derrotando o Nacional na grande final.

Em 2023, conquistou a Supercopa do Paraguai, vencendo o tradicional Olimpia (tricampeão da Libertadores e 46 vezes campeão nacional).

Em 2024, voltou a enfrentar o Olimpia em uma decisão, dessa vez na fase preliminar da Copa Sul-Americana. E ganhou novamente, garantindo vaga na fase de grupos. Essa será a primeira vez que o clube disputa a fase de grupos de uma competição internacional.

Estádio e gramado
O Ameliano joga no estádio José Tomas Silva, em Assunção, com capacidade para apenas 800 torcedores. Na Copa Sul-Americana, porém, vai usar o Estádio General Pablo Rojas (La Nueva Olla), com capacidade para 45 mil pessoas, de propriedade do Cerro Porteño. Em reportagem do site ABC, o Ameliano demonstrou preocupação com o estado do gramado – confira fotos e vídeos no link.

Campanha em 2024
O Ameliano está em sexto lugar no Campeonato Paraguaio, com 4 vitórias, 3 empates e 4 derrotas. Além do campeonato nacional, só fez uma partida por outra competição na temporada — vitória por
2 a 0 sobre o Olimpia, na fase preliminar da Sul-Americana. Foram 12 jogos no total. O Athletico já atuou 16 vezes em 2024. O clube paraguaio entrou em campo pela última vez na última quarta-feira – empate em 1 a 1 com o Tacuary. Já o Athletico jogou na quarta-feira e no sábado.

Jogadores de seleção
O Ameliano tem dois jogadores com passagens pela seleção. Um deles é o zagueiro/lateral Patiño, 34 anos. O paraguaio já defendeu o Cerro Porteño e o Belgrano, da Argentina. Os três jogos pela seleção foram entre 2015 e 2017.

Outro é o volante paraguaio Silvio Torales, 32 anos, ex-Cerro Porteño. Seus sete jogos pela seleção foram entre 2011 e 2014. Atualmente, é reserva do Ameliano e só entrou em três partidas em 2024.

Estrangeiros
Os estrangeiros titulares do Ameliano são o goleiro uruguaio Nicolás Rossi, 25 anos, ex-Defensor (Uruguai). Outro é o zagueiro colombiano Thomas Gutiérrez, 24 anos, revelado pelo River Plate (Argentina). No começo da temporada, o titular da camisa um era o goleiro uruguaio Cristóforo, 34 anos, ex-Danubio (Uruguai).

Futebol paranaense
Um dos titulares do Ameliano já atuou no futebol paranaense. O lateral-esquerdo Abel Paredes, 26 anos, paraguaio, defendeu o Maringá em 2021. O jogador também atuou pelo Olimpia em 2017 e 2018.

Destaque no meio-campo
Um dos destaques do Ameliano é o meio-campista Contrera, 32 anos, ex-Olimpia. Ele tem dois gols e duas assistências nos 12 jogos de 2024. Ele foi titular da seleção paraguaia sub-20 no Sul-Americano de 2011.

Artilheiro
O artilheiro do clube paraguaio em 2024 é Alejandro Samudio, 24 anos, com 3 gols em 12 jogos. Revelado pelo Guaraní (Paraguai), o jogador chegou ao clube em 2022.

Destaque na defesa
Um dos pilares da defesa é o zagueiro paraguaio Júlio González, 31 anos, ex-Necaxa (México) e Defensa y Justicia (Argentina).

Guinness
O Ameliano chegou a figurar no Guinness Book com o recorde de jogo com mais expulsões da história do futebol. Em 1993, o duelo com o General Caballero teve 20 cartões vermelhos.

Provável escalação
Nicolás Rossi; Patiño, Thomas Gutiérrez, Julio González e Abel Paredes; Aldo Maíz, Luis Martínez e Alberto Contrera; Samudio, Fredy Vera e Torales. Técnico: Pedro Sarabia

Treinador
O técnico é o paraguaio Pedro Sarabia, 48 anos, que começou a carreira em 2015, no Libertad. Ele comandou a seleção paraguaia sub-20 em 2017. Depois, trabalhou em mais quatro clubes paraguaios: Deportivo Santaní, Sportivo Luqueño, 12 de Octubre e Nacional.

Como jogador, foi titular do Paraguai na Copa do Mundo de 1998, formando uma forte linha defensiva ao lado de Arce, Gamarra e Ayala.