
O Athletico Paranaense enfrenta o Operário nesta quarta-feira (dia 22) às 20 horas, na Ligga Arena, pela 4ª rodada do Campeonato Paranaense. Os dois times lutam pela liderança. A equipe de Ponta Grossa está na vice-liderança, com 7 pontos. O Furacão é o 3º, com 6 pontos.
Pelo regulamento, os 12 times se enfrentam em turno único — total de 11 rodadas na primeira fase. Os oito primeiros avançam para as quartas de final. E os dois últimos são rebaixados.
O jogo desta quarta-feira terá transmissão exclusivamente pelo canal do Athletico no Youtube – mensalidade de R$ 14,99.
- Clique aqui para saber mais sobre o Operário
- Como assistir aos jogos do Paranaense nesta quarta e quinta: Athletico, Coritiba e Paraná em campo
Desfalque confirmado
O desfalque confirmado para esta quarta-feira é o centroavante Matheus Babi, com uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda. Em 2024, o jogador estava emprestado ao Peñarol, do Uruguai.
Prováveis estreias
O centroavante Alan Kardec, 36 anos, foi relacionado pela primeira vez para uma partida desde que chegou ao Athletico e pode estrear. Dos 9 reforços confirmados para 2025, só Kardec e o ponta Leozinho (ex-Ituano) ainda não jogaram.
Reforços que já estrearam
Nas três primeiras rodadas, o Furacão estreou 7 dos 9 reforços já confirmados: o zagueiro Léo (Vasco), os laterais Hayen Palacios (Atlético Nacional) e Dudu (ex-Fortaleza e Criciúma), os volantes Raul (Bragantino) e Falcão (CRB) e os pontas Luiz Fernando (Atlético-GO) e Isaac (ex-Fluminense).
- OS RELACIONADOS PARA O JOGO
- Goleiros: Maksym, Matheus e Mycael
- Zagueiros: Belezi, Léo, Mateo Gamarra e Matheus Felipe
- Laterais: Dudu, Fernando, Hayen Palacios e Léo Derik
- Volantes: Falcão, Felipinho, Juninho e Raul
- Meio–campista: João Cruz
- Meia: Zapelli
- Pontas: Isaac, Kayke, Leozinho e Luiz Fernando
- Atacantes: Arriagada
- Centroavantes: Alan Kardec e Di Yorio
Novidade entre os relacionados
A principal novidade entre os relacionados é o goleiro ucraniano Maksym Voronov, 18 anos. Ele chegou às categorias de base do Athletico em abril de 2022, quando o futebol da Ucrânia foi paralisado devido à guerra com a Rússia. “Durante oito anos eu joguei como zagueiro. Eu comecei no Zorya, em Lugansk, e aos 10 anos fui jogar em Kharkiv, no Metalist. Quando fiz 15 anos, meu empresário me disse que eu tinha potencial para ser um bom goleiro’, declarou o jogador, em entrevista em 2024.
Categorias de base
Outro jogador promovido das categorias de base e que está relacionado para o jogo é o ponta Kayke (16 anos). Ele foi lançado no profissional pelo técnico Cuca, em 2024.
Volta de empréstimo
O volante Juninho, 21 anos, revelado na base do Athletico, passou 2024 emprestado ao Cianorte (Campeonato Paranaense) e à Aparecidense (Série C). Em 2023, jogou pelo Mirassol. Ele teve chances no profissional do Furacão em 2021 e em 2022 (15 partidas e 1 gol). Foram 11 jogos pelo Paranaense e quatro pelo Brasileirão. Desde o sub-15, o atleta teve convocações e jogos pela base da seleção brasileira.
Ausências
O centroavante Mastriani e o lateral-esquerdo Esquivel se recuperam de lesões. A situação dos dois para 2025 segue indefinida. O atacante uruguaio pode ser vendido ao Bahia. O defensor argentino tem proposta milionário do River Plate.
Escalação
O técnico Maurício Barbieri pode fazer mudanças na escalação nesta quarta-feira para evitar o desgaste físico. O time principal atuou nas três rodadas até agora e, no próximo sábado, enfrenta o Coritiba.
Esquema tático
O técnico Mauricio Barbieri vem armando o time no esquema tático 4-2-3-1, com Raul (esquerda) e Felipinho (direita) como volantes. A linha de três tem Luiz Fernando (esquerda) e João Cruz (direita) como extremos, além de Zapelli centralizado. O centroavante é Di Yorio.
Nova posição
O chileno Arriagada, 22 anos, passou 2024 emprestado ao Audax Italiano, do Chile. Em 2025, Barbieri vem usando o jogador em outra posição: ponta de lança (ou segundo atacante). Em 2023, quando chegou ao Furacão, só foi escalado como centroavante. Agora, o jogador vai atuar atrás do centroavante, com liberdade de movimentação por todo o setor ofensivo.
Adversário
O técnico Bruno Pivetti também pode mudar a escalação por causa do desgaste físico excessivo da maratona de jogos.
Gringos
O Operário também tem ‘gringos’ no elenco. Um deles é o recém-contratado Zuluaga, 31 anos, volante, ex-América de Cali. Outro é o zagueiro/lateral Jaime Giraldo, 26 anos, ex-Independiente Medellín.
- ATHLETICO x OPERÁRIO
- Athletico: Mycael; Dudu (Palacios), Belezi (Matheus Felipe), Léo (Gamarra) e Fernando (Léo Derik); Falcão (Raul) e Juninho (Felipinho); Isaac (Luiz Fernando), Zapelli (Arriagada) e João Cruz (Leozinho ou Kayke); Di Yorio. Técnico: Maurício Barbieri
- Operário: Elias; Diogo Mateus, Joseph, Allan Godói e Feliciano; Jacy (Neto Paraíba) e Índio; Rafael Oller (Jean Lucas), Boschilia (Pedro Lucas) e Filipe Claudino (Kleiton); Mingotti (Álvaro). Técnico: Bruno Pivetti
- Árbitro: André Ricardo Martins
- Local: Ligga Arena, quarta-feira às 20 horas
- TV: Canal do Athletico no Youtube