Athletico Paranaense Série B

Avaí tem meia ex-Athletico e centroavante disputando a artilharia

Adversário do Athletico nesta terça, Avaí busca primeira sequência de vitórias com novo técnico no comando

João Pedro Ocanha, supervisionado por Silvio Rauth Filho

Marquinhos Gabriel comemora gol pelo Athletico, em amistoso na Argentina (Crédito: Divulgação/Athletico.com.br/Miguel Locatelli)

O Athletico enfrenta o Avaí nesta terça-feira (14) às 21h30, na Arena da Baixada, em Curitiba (PR). A partida é válida pela 32ª rodada da Série B 2025.

Ainda sonhando com o acesso, o Avaí atualmente ocupa a 11ª colocação na tabela de classificação da Série B com 43 pontos, cinco a menos que o Athletico, 7º colocado com 48 pontos.

Em três jogos sob comando do técnico Vinícius Bergantin, o Avaí soma duas derrotas (para Coritiba e CRB) e uma vitória (Volta Redonda). 

Técnico

O técnico do Avaí é Vinícius Bergantin, 45 anos. Ex-jogador com passagem marcante pelo Hannover (Alemanha), ele foi auxiliar técnico de Tite no Flamengo em 2024. Em 2025, comandou a Ferroviária-SP na Série B – ele ainda era o treinador da equipe paulista no empate com Athletico por 1 a 1 na Arena da Baixada, em julho.

Retrospecto

Athletico e Avaí já se enfrentaram em 34 jogos na história. Foram 16 vitórias do Athletico, 8 empates e 10 vitórias do time catarinense.

A primeira partida entre as duas equipes foi um jogo amistoso, em 28 de janeiro de 1941, em Florianópolis (SC). Na ocasião, o Leão da Ilha venceu por 3 a 2.

Primeiro turno

No duelo entre as duas equipes, no 1º turno da Série B, o Athletico venceu o Avaí na Ressacada em Florianópolis (SC) por 2 a 1. 

Marquinhos Gabriel marcou o gol da equipe catarinense, Luiz Fernando e Renan Peixoto com um gol antológico de trás do meio de campo, marcaram os gols da vitória rubro-negra.

Artilheiro

O artilheiro do Avaí nesta edição da Série B é o centroavante Cléber (28 anos, ex-Ceará), com 9 gols em 30 jogos.

Cléber é também o 3º maior goleador da Série B 2025, atrás apenas de Pedro Rocha, do Remo, com 12 gols e Kevin Ramirez, do Amazonas, com 10 gols.

Ex-Athletico

Um dos destaques do Avaí na temporada é o meio-campista Marquinhos Gabriel, 35 anos, que defendeu o Furacão em 2020.

Marquinhos chegou ao Athletico em janeiro de 2020, para ser o novo camisa 10 da equipe do técnico Dorival Júnior. Após apenas 16 jogos, perdeu espaço e acabou rescindindo seu contrato de empréstimo, voltando para o Cruzeiro.

Escalação

O provável time do Avaí para enfrentar o Athletico deve ter: César; Marcos Vinícius, Jonathan Costa, Eduardo Brock e DG; Zé Ricardo, João Vitor, JP, Marquinhos Gabriel; Thayllon e Cléber. Técnico: Vinícius Bergantin.

Provável escalação do Avaí (Crédito: Reprodução/OGOL)

Clássicos

Athletico e Avaí vivem a expectativa da véspera de clássicos estaduais na próxima rodada da Série B.

O Furacão enfrenta o Coritiba no domingo (19) às 18h30, no Couto Pereira. Já o Avaí encara o Criciúma, também no domingo (19) às 16 horas, na Ressacada, em Florianópolis (SC).

Estatísticas

O Avaí lidera duas estatísticas do ranking do Sofascore nesta Série B. O time catarinense é líder em interceptações (média de 9.5 por jogo) e lançamentos certos (média de 23.4) na competição.

Os números traduzem o estilo de jogo da equipe na Série B. Montada em um esquema 4-2-3-1, a equipe costuma atuar mais recuada e buscando as bolas longas para o centroavante Cléber, de 1,95 m de altura.

Zagueiro Eduardo Brock pelo Paraná Clube (Crédito: Geraldo Bubniak/AGB)

O zagueiro Eduardo Brock, ex-Paraná Clube, também é destaque, ele é o 5º jogador com mais interceptações: 37 em 30 jogos.

⚠ Comunicar erro