26BrunoZapelli-LeonardoGodoy_26-04-2024_FotoGusOlivei_2880x1200_01
Leo Godoy e Zapelli em treino do Athletico (foto; Gustavo Oliveira / Athletico.com.br)

O Athletico enfrenta o Juventude neste domingo (28), às 18h30, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS). A partida é válida pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A partida será transmitida pelo canal Premiere, de TV fechada.

“GAUCHÃO”

Circunstancialmente, o Athletico faz seu terceiro jogo seguido contra equipes gaúchas no Brasileirão. O primeiro foi a derrota para o Grêmio (2 a 0), em porto Alegre; o segundo, a vitória de 1 a 0 sobre o Internacional, na Arena, no último domingo. Além disso, o próximo jogo do Furacão também será contra uma equipe gaúcha o Ypiranga, em Erechim (RS), pela Copa do Brasil, na quarta-feira (1/5).

TABELA

Na primeira partida no Brasileirão, o Athletico goleou o Cuiabá por 4 a 0, na Arena. Com isso, a equipe paranaense inicia a rodada em 4º lugar na tabela, com 6 pontos. O Juventude soma 4 pontos e vem de derrota para o Botafogo (5 a 1, no Rio de Janeiro).

DEFESA

O Athletico tem dúvidas para armar a defesa. O zagueiro Thiago Heleno, capitão da equipe, sofreu uma lesão muscular em um treino nesta semana e vai desfalcar a equipe por pelo menos um mês – ou até nove jogos, de acordo com o calendário. Na maioria dos jogos, o técnico Cuca tem armado a defesa com dois laterais e dois zagueiros.

O problema é que, atualmente, há apenas três zagueiros disponíveis: Kaique Rocha (23 anos), Gamarra (23 anos) e Marcos André (17 anos). Pedro Henrique foi negociado com o Red Bull Bragantino. E Lucas Belezi e Luan Patrick estão afastados, treinando em separado. Outra alternativa seria colocar o lateral-direito Madson ou o lateral-esquerdo Esquivel como zagueiros – ambos já atuaram nessa função na equipe.

ESCALAÇÃO DO ATHLETICO

Além de Thiago Heleno, outro desfalque é o ponta Canobbio, que cumpre suspensão por ter sido expulso diante do Internacional. Neste caso, o substituto será Cuello. A tendência é que Pablo seja escalado como centroavante e Zapelli ganhe chance como meia centralizado. O volante Gabriel e o meia-atacante Nikão, recém-contratados, deve ficar como opção na reserva. Cuca ainda pode poupar o volante Fernandinho. Ele ainda terá um treino neste sábado (27) antes de definir a equipe e viajar para Caxias do Sui.

ESCALAÇÃO DO JUVENTUDE

No Juventude, o técnico Roger Machado tem uma série de desfalques. O zagueiro Lucas Freitas cumpre suspensão. Além disso, o zagueiro Rodrigo Sam, o lateral Alan Ruschel, o volante Oyama, o meia Jean Carlos (ex-Coritiba), o ponta Edson Carioca e o centroavante Gilberto estão lesionados. A boa notícia é a volta do meio-campista Jadson, que retorna após suspensão.

JUVENTUDE x ATHLETICO

Juventude: Gabriel; João Lucas, Danilo Boza, Zé Marcos e Gabriel Inocêncio; Caíque, Jadson e Nenê; Marcelinho, Lucas Barbosa e Erick Farias. Técnico: Roger Machado
Athletico: Bento; Leo Godoy, Kaique Rocha, Gamarra (Felipinho) e Esquivel; Erick e Fernandinho (Alex Santana); Julimar, Zapelli e Cuello; Pablo. Técnico: Cuca
Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, domingo, às 18h30