Operário x Athletico: escalações, onde assistir, VAR, velhos conhecidos e retrospecto equilibrado

Silvio Rauth Filho
Athletico x Operário

Athletico x Operário (Crédito: Valquir Aureliano)

Operário e Athletico Paranaense dão início às semifinais do Campeonato Paranaense nesse sábado (dia 16) às 16 horas, no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa. O jogo de volta será em 27 de março, na Arena da Baixada, em Curitiba.

O jogo terá transmissão da TV Paraná Turismo, em televisão aberta para todo o Paraná, pelos canais 9.1 UHF e 509 na Claro/NET. Outra opção gratuita é o Youtube da NSports. A alternativa paga é a Rede Furacão.

Escalação do Athletico
O técnico Cuca fez poucas mudanças na lista de convocados em relação ao jogo anterior – goleada por 6 a 0 sobre o Londrina. Ele tirou o meia Dudu e o ponta Cuello. E incluiu o argentino Lucas Esquivel, que ainda não atuou pelo Athletico em 2024 – voltou com pubalgia da seleção argentina sub-23. No entanto, é pouco provável que Esquivel seja titular, devido ao condicionamento físico e à boa atuação do volante Felipinho improvisado na lateral-esquerda. Tudo indica que Cuca vai repetir a escalação.

VAR
O Paranaense terá árbitro de vídeo (VAR) a partir das semifinais. O jogo em Ponta Grossa será o primeira da edição 2024 com esse recurso. O VAR não foi usado antes para reduzir custos.

Retrospecto equilibrado
Desde 2010, quando o Operário retornou à primeira divisão estadual, há um equilíbrio nos confrontos com o Athletico. Nesse período, foram sete vitórias do time do Interior, dois empates e oito vitórias da equipe da capital.

Velhos conhecidos
O Operário é comandado pelo técnico Rafael Guanaes, 42 anos, que está no clube há 15 meses, desde janeiro de 2023. No ano passado, foi semifinalista da Série C do Campeonato Brasileiro, garantindo assim acesso à Série B em 2024. Guanaes trabalhou no Athletico Paranaense e foi campeão paranaense de 2019, comandando o time de aspirantes.

O nome mais conhecido do Operário é o atacante Marcelo Cirino, 32 anos, campeão da Copa do Brasil pelo Athletico Paranaense. Revelado pelo Furacão, ele deixou o clube em 2023 e acertou em 2024 com a equipe do Interior. Até agora, entrou em sete jogos (ficou apenas 245 minutos em campo) e marcou um gol.

Um dos destaques é o volante/zagueiro Jacy, 26 anos, que entrou para a seleção dos melhores do Campeonato Paranaense de 2023, promovida pelo Bem Paraná. O jogador foi revelado pelo Athletico e se destacou no ano passado pelo FC Cascavel na campanha do vice-campeonato estadual.

Mais um que jogou no Athletico, mas em 2016, é o lateral-esquerdo Pará, 28 anos.

O artilheiro do Operário na Série C foi o ponta Felipe Augusto, 31 anos, com oito gols em 22 jogos. Ele jogou pelo Paraná Clube, participando da campanha do acesso à Série A em 2017 e também no Paranaense de 2018.

lateral-direito Sávio, 27 anos, atuou pelo Coritiba em 2019.

Os destaques do time em 2024 são o meia Cássio Gabriel (31 anos, ex-Fluminense e Ponte Preta), o ponta Maxwell (29 anos, ex-Chapecoense e Cuiabá) e o volante Vinicius Diniz (24 anos, ex-Mirassol).

Maxwell é o artilheiro do time em 2024, com quatro gols em 13 jogos.

OPERÁRIO x ATHLETICO
Operário: Rafael Santos; Sávio, Joseph, Willian Machado e Pará (Lucas Hipólito); Índio e Jacy; Maxwell, Neto Paraíba (Cássio Gabriel) e Felipe Augusto; Ronaldo. Técnico: Rafael Guanaes
Athletico: Bento; Madson, Kaique Rocha, Thiago Heleno e Felipinho; Fernandinho; Canobbio, Erick, Zapelli e Christian; Mastriani. Técnico: Cuca
Árbitro: Lucas Paulo Torezin
Local: Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa