O Athletico enfrenta o Remo nesta quinta-feira (09) às 21h35, no Estádio Evandro Almeida, o Baenão, em Belém (PA).
Após vencer o CRB em casa por 4 a 2 e o Operário fora por 1 a 0, o clube paraense chega embalado para o duelo pela 31ª rodada da Série B.
Tabu
O Athletico defende contra o Remo nesta quinta-feira (09) um tabu histórico. Em 7 confrontos entre as duas equipes, o Athletico nunca perdeu para o Leão Azul, são 3 vitórias do Furacão e 4 empates:
- 1973 – Athletico 1 x 0 Remo (Brasileirão 1973)
- 1974 – Athletico 2 x 0 Remo (Brasileirão 1974)
- 1975 – Remo 2 x 2 Athletico (Brasileirão 1975)
- 1976 – Athletico 1 x 1 Remo (Brasileirão 1976)
- 2015 – Remo 1 x 1 Athletico (Copa do Brasil 2015)
- 2015 – Athletico 1 (5) x (4) 1 Remo (Copa do Brasil 2015)
- 2025 – Athletico 2 x 1 Remo (Brasileirão Série B 2025)
Público
O Remo tem a maior média de público entre as 20 equipes da Série B.
- Remo – 23.3 mil
- Coritiba – 21.1 mil
- Athletico – 16.9 mil
- Paysandu – 13.7 mil
- Criciúma – 9.5 mil
Estádio
Essa será a segunda vez nesta Série B que o Remo vai mandar um jogo no Estádio Baenão. A primeira foi na derrota por 1 a 0 para o Atlético-GO, pela 27ª rodada da competição.
O Remo disputou 14 dos 15 jogos como mandante até agora no Estádio Mangueirão, que tem capacidade para quase 55 mil pessoas. O Baenão, estádio próprio do clube, tem capacidade para apenas 13 mil torcedores.
O Leão Azul solicitou a mudança do local da partida, pois um dia após o jogo entre Remo x Athletico, já havia um show previamente marcado para o Mangueirão.
Logística
O Furacão não retornou à Curitiba após a partida contra o Atlético GO no último domingo (05). Na segunda e terça-feira, o elenco fez atividades em Goiânia.A delegação chegou a Belém (PA) na terça-feira.
Técnico
O técnico da equipe paraense é Guto Ferreira, contratado há duas semanas. Ele vai para seu terceiro jogo pelo time.
O técnico teve passagens recentes pelo Coritiba e agora busca do seu sexto acesso na carreira.
Artilheiro
O artilheiro desta edição da Série B até o momento é uma figura conhecida da torcida rubro-negra. O atacante Pedro Rocha, de 31 anos, é o maior goleador da competição com 12 gols.
Pedro sofreu uma luxação no acrômio clavicular esquerdo, e não foi relacionado nas últimas três rodadas. Para a partida diante do Athletico, o artilheiro pode ser opção do técnico Guto Ferreira entre os titulares ou para o segundo tempo da partida.
No Athletico, Pedro Rocha esteve em campo em 45 jogos e marcou 8 gols, além de ter feito parte do elenco campeão da Copa Sul-Americana de 2021.
Ex-Athletico
Além do artilheiro do campeonato Pedro Rocha, o Remo também possui no elenco outro jogador com passagem pelo Athletico, o meio-campista Jáderson, de 25 anos, que chegou ao Furacão ainda nas categorias de base (Sub-17) e pertencia ao rubro-negro até a temporada passada. No clube paranaense, ele atuou na lateral-esquerda e também na ponta.
Na última rodada, Jáderson marcou o gol da vitória do Remo sobre o Operário por 1 a 0 em Ponta Grossa.
Relacionados
Campanha
Após enfrentar o Athletico, o Remo disputa o clássico com o Paysandu, na próxima terça-feira (14).
- REMO x ATHLETICO
- Remo: Marcelo Rangel (Ygor Vinhas); Marcelinho, Klaus, Kayky Almeida e Jorge; Luan Martins, Caio Vinícius e Jáderson; Diego Hernández, Nicolás Ferreira e João Pedro. Técnico: Guto Ferreira
- Athletico: Santos; Benavídez, Belezi (Madson), Aguirre, Arthur Dias e Léo Derik (Fernando); Zapelli e Patrick (Felipinho); Leozinho, Viveros e Luiz Fernando (Dudu Kogitzki). Técnico: Odair Hellmann
- Árbitro: Afro Rocha de Carvalho Filho (PB)
- VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
- Local: Baenão, em Belém (PA), quinta-feira (09) às 21h35
- TV: Desimpedidos, Disney+, ESPN e Rede TV