alexandre camargo
O esgrimista Alexandre Camargo (Crédito: Adriano Luiz dos Santos)

No último dia 6, o esgrimista curitibano Alexandre Camargo participou do Torneio Pré-Olímpico, na Costa Rica, que poderia garantir sua vaga em Paris-2024. Na final da espada masculina, o brasileiro perdeu para Nicholas Zhang, do Canadá. Durante a disputa, a três segundos do fim, o canadense teria aplicado uma jogada considerada inválida pela Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).

A CBE informou que todas as medidas legais e administrativas foram tomadas junto à Confederação Pan-Americana de Esgrima (CPE) e à Federação Internacional de Esgrima (FIE) para reparar o que considera um erro de arbitragem.

No ofício encaminhado às autoridades, alega-se que “o décimo quarto toque dado por aquele atleta do Canadá – toque de empate do combate a três segundos do seu final – deveria ter sido anulado e esse atleta penalizado com base no quadro de faltas e sanções do Regulamento da FIE, uma vez que aquela ação foi um ato de um movimento intencional de queda a fim de evitar o toque”.

Após a derrota, Alexandre retornou ao Brasil e aguarda uma definição das entidades sobre sua participação nos Jogos. “Depois de tantas lutas, emoções e dores, fiquei por um toque de ir para as Olimpíadas. Foi difícil, dolorido, triste e não sei quanto tempo será necessário para cicatrizar tudo, mas tenho certeza que vou voltar muito mais forte de tudo isso. Eu não tenho palavras para expressar o meu agradecimento por todas as pessoas que me apoiam e torcem por mim, por todos os meus amigos e familiares e pelos meus técnicos Filippo e Kato, que sempre acreditaram e ainda acreditam no meu potencial. Agradecimento também aos meus incentivadores

PROESPORTE e Copel através do Governo do Estado do Paraná, o Exército Brasileiro e a Comissão de Desportos do Exército, a CBE – Confederação Brasileira de Esgrima, o programa Bolsa Atleta, Geração Olímpica e Paralímpica, a Prefeitura de Curitiba e a Academia Mestre Kato”, afirmou o esgrimista.