Coritiba e Guarani se enfrentam nesta terça-feira (dia 14) no Couto Pereira, pela 5ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
O time de Campinas faz péssima temporada. No Paulistão, lutou contra o rebaixamento e escapou por pouco – foi o 14º lugar entre 16 participantes. Na Série B, acumulou três derrotas nas três primeiras rodadas (Vila Nova, Santos e Chapecoense), mas venceu no último sábado (2 a 0 no Botafogo-SP).
No total da temporada, o Guarani somou 3 vitórias, 4 empates e 9 derrotas.
Três técnicos
O Guarani já teve três técnicos em 2024. Começou com Umberto Louzer (ex-Coritiba), que deixou o clube no início de fevereiro. Em seguida, veio Claudinei Oliveira (ex-Paraná Clube e Athletico Paranaense), que durou até 12 de abril. Há 11 dias, o clube contratou Júnior Rocha (ex-Figueirense).
Lesões
Um dos obstáculos do Guarani em 2024 tem sido o número de lesões. Um deles é o zagueiro Márcio Silva, emprestado pelo Coritiba, que rompeu ligamento do joelho e não joga mais nessa Série B.
O clube também perdeu o goleiro Pegorari (32 anos, ex-Palmeiras) e o centroavante Bruno Mendes (29 anos, ex-Botafogo e Athletico-PR).
Na última rodada, deixaram o campo sentindo dores o meia Luan Dias (26 anos, ex-Água Santa, Goiás e Santos), o centroavante Caio Dantas (31 anos, artilheiro da Série B 2020, com 17 gols em 33 jogos pelo Sampaio Corrêa) e o volante Camacho (34 anos, revelado pelo Flamengo e ex-Paraná Clube e Athletico-PR). Os três são dúvidas para o jogo desta terça-feira. Camacho viajou para Curitiba, mas é dúvida. Os outros dois permaneceram em Campinas, em recuperação.
Onipresente
O único jogador do Guarani que atuou nas 16 partidas do ano é o volante Matheus Bueno, 25 anos. O jogador foi revelado pelo Coritiba e ficou no clube paranaense até 2021.
Artilheiro emprestado
A artilharia do Guarani em 2024 é dividida entre três jogadores, cada um com dois gols. Um deles é o atacante Pablo Thomaz, com 2 gols em 7 jogos pelo clube. O jogador foi revelado pelo Coritiba e teve bons números nas categorias de base. Também defendeu o Paraná Clube. Depois do Paulistão 2024, ele acertou com o Maricá, para disputar a segunda divisão do Carioca.
Emprestado pelo Athletico
O lateral-esquerdo Vinícius Kauê, 21 anos, foi emprestado pelo Athletico ao Guarani. O jogador ainda não estreou pelo clube de Campinas e tem ficado no banco de Jefferson (27 anos, ex-Vasco, Goiás e Atlético-GO).
Destaque no Paulistão
O melhor jogador do Guarani no Paulistão 2024, segundo o ranking Sofascore, foi o lateral-esquerdo Maik, com nota média 7,36. O jogador, de 24 anos, foi negociado com o Grêmio ainda em fevereiro.
Veteranos
Os veteranos mais conhecidos do elenco do Guarani são o meia Chay (33 anos, ex-Botafogo), o goleiro Vladimir (34 anos, ex-Santos e Avaí) e o zagueiro Douglas Bacelar (34 anos, ex-Vasco, São Paulo e Chapecoense).
CORITIBA X GUARANI
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Mauricio Antonio, Bruno Melo e Rodrigo Gelado; Morelli e Sebá Gómez; Lucas Ronier, Matheus Frizzo e Wesley Pomba; Leandro Damião. Técnico: James Freitas
Guarani: Vladimir; Heitor, Doulgas, Lucas Adell e Jefferson; Matheus Bueno e Léo Santos (Camacho); João Victor, Chay (Luan Dias) e Airton; Luccas Paraizo (Caio Dantas). Técnico: Júnior Rocha
Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS)
Local: Couto Pereira, terça-feira às 21h30
TV: Sportv e Premiere