O goleiro Gabriel, 30 anos, publicou texto falando sobre a briga no clássico Atletiba do último domingo (dia 5). Capitão do Coritiba na partida, ele afirmou que jogadores devem servir de exemplo e que não podem tratar o adversário como inimigo.
“Rivalidade faz parte do futebol. Agora quando excede o limite do respeito vira algo inaceitável. Atletas são exemplos pra jovens e crianças, futuro de uma nação. Precisamos ser exemplo com comportamentos e atitudes, influencia-los ao respeito e saber que o adversário em campo é um companheiro de trabalho e não um inimigo. Que sirva de aprendizado, futebol é alegria, respeito pelo próximo e tantas outras coisas boas. #ficaadica #paz #peace”, escreveu, no Instagram.
A postagem recebeu comentário de René Simões, que trabalhou no Coritiba em 2009 como técnico e em 2022 como head esportivo. “Parabéns. Forte nos são os que batem nos outros, mas os que usam suas fortalezas mentais para o auto controle. Você foi forte. Soube ser líder e mostrar tudo o que falou. Fez do seu falar o seu caminhar. Que Deus te abençoe”, disse.
O texto de Gabriel também recebeu reações positivas dos jogadores Rodrigo Pinho, Natanael e Biel, todos do Coritiba. O ex-atacante Pedro Oldoni, ex-Athletico Paranaense, também elogiou a postagem do goleiro.
No fim da tarde, o Coritiba divulgou uma nota oficial sobre o assunto: “O Coritiba Foot Ball Club lamenta os fatos ocorridos ao final do último AthleTiba, no domingo (05), na Arena da Baixada, pelo Campeonato Paranaense. O Coritiba repudia todo e qualquer tipo de violência, dentro e fora de campo, e já tomou medidas internas para que isso não se repita. Atletas, que devem servir de exemplos para todas as gerações, não devem ser protagonistas de cenas de violência dentro de campo. Este confronto é um grande clássico do futebol brasileiro, entre duas grandes equipes, e deve ser disputado dentro das quatro linhas, com a bola rolando, de maneira justa e cordial, independente da rivalidade”.
No Twitter, o Coritiba fez uma postagem sobre o assunto:
Até às 20 horas dessa segunda-feira, o Athletico não havia se manifestado sobre o tema nas redes sociais.