Amazonas x Coritiba: escalações, onde assistir, volta do artilheiro e desfalque de peso

Coritiba tem a volta do artilheiro Robson e Amazonas perde seu principal jogador na Série B

Silvio Rauth Filho
Robson volta para Coritiba e Amazonas

Robson do Coritiba (Crédito: Franklin de Freitas)

O Coritiba enfrenta o Amazonas, em Manaus, nesta terça-feira (dia 25) às 21h30, pela 12ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O time pode entrar no G4 se vencer. Já a equipe do Norte luta para deixar a zona de rebaixamento.

O jogo terá transmissão de Sportv e Premiere.

Volta do artilheiro Robson

O Coritiba terá a volta do ponta Robson, 33 anos. Ele está recuperado de uma lesão e viajou com a delegação para Manaus, O jogador não atua desde 24 de março, quando se machucou, no empate em 0 a 0 com o Maringá, pela semifinal do Campeonato Paranaense.

Mesmo fora por 90 dias, Robson ainda é o artilheiro do Coritiba na temporada 2024, com 11 gols em 15 jogos. O vice-artilheiro é Matheus Frizzo.

Provável escalação do Coritiba

Pelo longo período sem jogar, é pouco provável que Robson seja titular contra o Amazonas. A tendência é que o técnico Fábio Matias mantenha a base do time da vitória sobre o América-MG. A novidade, porém, pode ser a entrada do ponta Lucas Ronier no lugar de Figueiredo ou Vini Paulista.

Outra possibilidade é Fábio Matias escalar o volante Sebá Gómez como titular, para a saída de Morelli ou Geovane Meurer.

Vini Paulista, que chegou à seleção brasileira de base atuando como ponta, pode ser recuado dessa função ofensiva e jogar como volante contra o Amazonas.

Fábio Matias vem usando o esquema tático 4-2-3-1, com dois volantes. Na linha de três, vem usando dois jogadores pelos lados do campo e um meia ofensivo centralizado (Matheus Frizzo).

Lesão
O desfalque no Coritiba é o centroavante Brandão, com uma lesão no tornozelo. Clique aqui para ver a relação de jogadores convocados para a partida.

Desfalque de peso no Amazonas

O Amazonas não terá seu principal nome na Série B. O lateral-direito Patric, 35 anos, é o jogador com melhor nota no ranking Sofascore, com 7,25 . Ele foi liberado pelo clube para resolver questões pessoais e não atua contra o Coritiba. O jogador já defendeu o Coxa em 2013 e, depois, se destacou pélo Atlético-MG.

Desfalque estrangeiro
O meia argentino Diego Torres (33 anos, ex-Vitória e Chapecoense) está suspenso por cartões amarelos. O jogador tem 5 gols e 5 assistências em 23 jogos pelo Amazonas em 2024.

Destaque no meio campo
Outro destaque positivo do Amazonas é o meia Rafael Tavares (33 anos, ex-Rio Branco-PR e Botafogo-SP), com nota média 7,14 no Sofascore.

Velho conhecido no ataque
O artilheiro do Amazonas em 2024 é o centroavante Sassá, 30 anos, com 8 gols em 24 jogos. Na Série B, um gol em sete rodadas. O jogador atuou pelo Coritiba em 2020 (quatro gols em 18 jogos).

Vice-artilheiro
O vice-artilheiro do Amazonas em 2024 é o ponta William Barbio, 31 anos, com 7 gols. O jogador já passou por Londrina e Vasco.

Jogador de Copa do Mundo

O Amazonas conta com o centroavante Jô, 37 anos. Ele soma 5 gols em 23 jogos (apenas 6 como titular) em 2024. Pela seleção brasileira, ele disputou duas competições: Copa do Mundo de 2014 (3 jogos e 0 gol) e Copa das Confederaçoes de 2013 (3 jogos e 2 gols). No total, fez 5 gols em 20 jogos pela ‘Canarinho’.

Temporada irregular
O Amazonas faz temporada irregular em 2024. Foi vice do Amazonense, perdendo nos pênaltis a final para o Manaus. Na Copa Verde, caiu nas quartas de final, derrotado pelo Remo-PA. Na Copa do Brasil, passou por Independente-AP e Maringá, mas caiu diante do Flamengo.

História do Amazonas

Fundado em 2019, o Amazonas foi o terceiro colocado da Série D do Campeonato Brasileiro em 2022, conseguindo o acesso à Série C. Em 2023, foi campeão estadual e, no mesmo ano, conquistou a Série C do Brasileiro. Disputa a Série B pela primeira vez na história.

Técnico
O Amazonas está no seu terceiro técnico em 2024. O ano começou com Luizinho Vieira (52 anos, ex-Criciúma), que durou 19 jogos. Em seguida, veio Adilson Batista (56 anos, ex-Londrina, Athletico e Cruzeiro), que só comandou a equipe em oito partidas. Rafael Lacerda (40 anos, ex-Caxias) chegou há um mês e somou duas vitórias, um empate e duas derrotas.

AMAZONAS x CORITIBA
Amazonas: Marcos Miranda; Ezequiel, Alvarino, Diogo Silva e Fabiano; Cauan Barros, Jiménez, Rafael Tavares e Matheus Serafim; Ênio e Jô. Técnico: Rafael Lacerda
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Maurício Antônio, Bruno Melo e Rodrigo Gelado; Morelli (Vini Paulista) e Sebá Gómez (Geovane Meurer); Lucas Ronier (Figueiredo), Matheus Frizzo e Vini Paulista (Lucas Ronier); Leandro Damião.
Árbitro: Emerson Ricardo de Almeida Andrade (BA)
Local: estádio Carlos Zamith, em Manaus, terça-feira às 21h30
TV: Premiere e Sportv