O goleiro Benassi, emprestado pela Ferroviária ao Coritiba
O goleiro Benassi, emprestado pela Ferroviária ao Coritiba (Crédito: Valquir Aureliano)

O Coritiba volta a campo neste domingo às 16 horas (de Brasília), quando enfrenta a Chapecoense, na Arena Condá, pela 37ª (e penúltima) rodada da Série B. O time paranaense não tem mais chances de acesso e nem risco de rebaixamento. Ou seja, apenas “cumpre tabela”. A equipe catarinense luta contra o rebaixamento.

O jogo terá transmissão em TV aberta pela Band. No Youtube, a opção gratuita é o Canal GOAT. A alternativa paga é o Premiere.

Sem chance para a base

Com a saída de Jorginho na última segunda-feira, o auxiliar Guilherme Bossle assumiu interinamente. Ele vai comandar o time nas duas últimas partidas de 2024. Ex-treinador do sub-20, a expectativa era que ele aproveitasse a partida para dar chance a novatos das categorias de base. Não foi o que aconteceu. A lista de relacionados para a partida não tem novos jogadores da base.

Coxa-REL
Os jogadores do Coritiba relacionados para enfrentar a Chape (Crédito: Divulgação/Coritiba)

Um dos ex-juniores na relação é o volante Henrique Melo, 20 anos, que estreou como profissional na última rodada.

Desfalques

O volante Vini Paulista volta de suspensão. Com isso, Zé Gabriel deve retornar ao banco. As baixas são o volante Morelli (lombalgia), o centroavante Eberth (artroscopia no joelho) e o volante Sebá Gómez (convocado para a seleção da Colômbia).

Escalação do Coritiba

Bossle pode dar uma chance ao lateral-direito Jhonny (22 anos, emprestado pelo Fluminense), ao zagueiro Thalisson Gabriel (22 anos) e ao goleiro Benassi (20 anos, emprestado pela Ferroviária).

Benassi só jogou três partidas no ano – todas pelo Paranaense. Thalisson atuou em 16 partidas. E Jhonny só entrou em seis jogos.

Esquema tático

O técnico Jorginho vinha usando como base o esquema tático 4-2-3-1. A tendência é que Bossle mantenha esse formato. Geovane Meurer e Vini Paulista devem ser os volantes. A linha de três provavelmente será formada por Lucas Ronier (direita), Josué (centro) e Frizzo (esquerda). Júnior Brumado é o centroavante.

Jogo do ano

O técnico da Chapecoense, Gilmar Dal Pozzo, trata o jogo deste domingo como o mais importante do ano. “Literalmente é o jogo mais importante da temporada. E um dos mais importantes da história da Chapecoense. É dessa forma que nós estamos encarando. A responsabilidade é enorme em fazer uma grande partida e conquistar a vitória”, declarou.

Escalação da Chapecoense

O time catarinense não vai contar com dois suspensos por cartões amarelos: o zagueiro João Paulo (27 anos, ex-Fortaleza) e com o centroavante Mário Sérgio (artilheiro do time na Série B, com 7 gols em 30 jogos).

Destaques

Os melhores jogadores da Chape na Série B, segundo o ranking Sofascore, são os goleiros Matheus Cavichioli (38 anos, ex-América-MG e Grêmio) e Léo (34 anos, ex-São Paulo, Paraná Clube e Athletico-PR). Chavichioli perdeu a posição para Léo em agosto, na 22ª rodada.

Reservas conhecidos

No banco, a Chape conta com o meia Giovanni Augusto, 35 anos, que se destacou pelo Coritiba no Brasileirão de 2020 (4 gols e 7 assistências em 20 jogos). Outro velho conhecido é o centroavante Jenison, 33 anos, artilheiro do Paraná Clube em 2019, com 17 gols em 47 jogos. Ele ainda não teve chance como titular na Série B pelo time catarinense – apenas entrou como substituto em oito rodadas (e não fez gols ou assistências).

Giovanni Augusto
Giovanni Augusto comemora gol pelo Coritiba contra o Bahia (Crédito: Valquir Aureliano)

O banco também conta com o meia-atacante Neilton, 30 anos, que passou pelo Coxa em 2022. Ele se destacou pelo Botafogo em 2016.

Neilton pelo Coritiba, em jogo com Fluminense
Neilton pelo Coritiba, em jogo com Fluminense (Crédito: Valquir Aureliano)

Ex-Athletico

O meia-atacante Marcinho, 29 anos, jogou pelo Athletico em 2018. Ele fez bom Catarinense pela Chape em 2024, com três gols e três assistências em 11 jogos. Na Série B, dois gols e três assistências em 32 partidas. O ponta Daniel Cruz, 23 anos, é outro que passou pelo Furacão (jogou nos aspirantes em 2021 e 2022).

  • CHAPECOENSE x CORITIBA
  • Chapecoense: Léo Vieira; Marcelinho, Bruno Leonardo, Rodrigo Moledo e Mancha; Foguinho e Tarik; Rafael Carvalheira, Marcinho e Ítalo; Perotti. Técnico: Gilmar Dal Pozzo
  • Coritiba: Pedro Morisco (Benassi); Jhonny, Thalisson Gabriel, Bruno Melo e Rodrigo Gelado; Geovane Meurer e Vini Paulista; Lucas Ronier, Josué e Matheus Frizzo; Júnior Brumado. Técnico: Guilherme Bossle
  • Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
  • Local: Arena Condá, em Chapecó, domingo às 16 horas
  • TV: Band, Canal GOAT e Premiere