Yago
Yago em treino do Fluminense (Crédito: Divulgação/Fluminense FC/Mailson Santana)

O Coritiba está perto de anunciar mais dois reforços para a Série B do Campeonato Brasileiro, que começa neste domingo (dia 21). Um deles é o meia Yago Ferreira, 22 anos, destaque do Nova Iguaçu na campanha do vice do Campeonato Carioca. Outro é o lateral-direito Jhonny, 21 anos, do Fluminense.

Os dois pertencem ao Fluminense e chegam por empréstimo, válidos até o fim da Série B. No caso de Yago, o contrato estabelece uma opção de compra ao Coritiba. Os valores não foram divulgados.

YAGO FERREIRA
Yago atuou como meia ofensivo centralizado no Carioca e terminou como 4º melhor jogador do time no ranking Sofascore, com nota média 7,10. Ficou atrás do ponta Bill, que era especulado no Vasco para o Brasileirão, mas sofreu lesão. Outros que ficaram à frente de Yago foram o centroavante Carlinhos (contratado pelo Flamengo) e o goleiro Fabrício (contratado pelo Inter).

No total da temporada, Yago soma três gols e três assistências em 14 jogos. Revelado pelo Fluminense, ele é filho do ex-jogador Iranildo (meia talentoso que se destacou no Flamengo) e teve uma rápida passagem pelo sub-15 do Barcelona, da Espanha.

A estreia profissional foi agora, em 2024, jogando pelo Nova Iguaçu, por empréstimo. Pelo Fluminense, só jogou na base e nos aspirantes.

JHONNY
O lateral-direito Jhonny, 21 anos, é formado na base do Fluminense e, em 2023, atuou no Bragantino, por empréstimo. No clube paulista, só atuou pela equipe de aspirantes (Copa Paulista e Série A3 do Paulista).

Pelo clube carioca, só atuou duas vezes como profissional: uma em 2022 e outra em 2024. Em 2023 e 2022, se destacou na Copa São Paulo de Juniores.

MAIS REFORÇOS
O Coxa estreia na Série B neste domingo às 18 horas, contra a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, em Campinas. Além dos dois jogadores emprestados pelo Fluminense, o Coritiba também contratou o volante Morelli, destaque do Maringá em 2024 e do Goiás em 2023.

A janela de transferências fecha na sexta-feira e, nesse período, só podem ser contratados jogadores que atuaram pelos campeonatos estaduais.

A próxima janela geral, com a possibilidade de contratar jogadores de qualquer liga do planeta, abre em 10 de julho e vai até 2 de setembro.

Esquema tático
O técnico Guto Ferreira vem usando o esquema tático 4-2-3-1 como base desde o início do ano. A linha de três tem como base Frizzo na esquerda, Figueiredo centralizado e Robson na direita. A tendência é que Yago dispute posição com Figueiredo e Matheus Bianqui como meia ofensivo centralizado. Já Jhonny vai disputar posição na lateral-direito com Natanael (22 anos) e Diogo Batista (20).