Chapecoense x Coritiba: escalações, onde assistir, sem chance para a base e ‘jogo do ano’

Chapecoense x Coritiba: time paranaense apenas cumpre tabela e não dá espaço para novos jogadores da base

Silvio Rauth Filho
O goleiro Benassi, emprestado pela Ferroviária ao Coritiba

O goleiro Benassi, emprestado pela Ferroviária ao Coritiba (Crédito: Valquir Aureliano)

O Coritiba volta a campo neste domingo às 16 horas (de Brasília), quando enfrenta a Chapecoense, na Arena Condá, pela 37ª (e penúltima) rodada da Série B. O time paranaense não tem mais chances de acesso e nem risco de rebaixamento. Ou seja, apenas “cumpre tabela”. A equipe catarinense luta contra o rebaixamento.

O jogo terá transmissão em TV aberta pela Band. No Youtube, a opção gratuita é o Canal GOAT. A alternativa paga é o Premiere.

Sem chance para a base

Com a saída de Jorginho na última segunda-feira, o auxiliar Guilherme Bossle assumiu interinamente. Ele vai comandar o time nas duas últimas partidas de 2024. Ex-treinador do sub-20, a expectativa era que ele aproveitasse a partida para dar chance a novatos das categorias de base. Não foi o que aconteceu. A lista de relacionados para a partida não tem novos jogadores da base.

Os jogadores do Coritiba relacionados para enfrentar a Chape (Crédito: Divulgação/Coritiba)

Um dos ex-juniores na relação é o volante Henrique Melo, 20 anos, que estreou como profissional na última rodada.

Desfalques

O volante Vini Paulista volta de suspensão. Com isso, Zé Gabriel deve retornar ao banco. As baixas são o volante Morelli (lombalgia), o centroavante Eberth (artroscopia no joelho) e o volante Sebá Gómez (convocado para a seleção da Colômbia).

Escalação do Coritiba

Bossle pode dar uma chance ao lateral-direito Jhonny (22 anos, emprestado pelo Fluminense), ao zagueiro Thalisson Gabriel (22 anos) e ao goleiro Benassi (20 anos, emprestado pela Ferroviária).

Benassi só jogou três partidas no ano – todas pelo Paranaense. Thalisson atuou em 16 partidas. E Jhonny só entrou em seis jogos.

Esquema tático

O técnico Jorginho vinha usando como base o esquema tático 4-2-3-1. A tendência é que Bossle mantenha esse formato. Geovane Meurer e Vini Paulista devem ser os volantes. A linha de três provavelmente será formada por Lucas Ronier (direita), Josué (centro) e Frizzo (esquerda). Júnior Brumado é o centroavante.

Jogo do ano

O técnico da Chapecoense, Gilmar Dal Pozzo, trata o jogo deste domingo como o mais importante do ano. “Literalmente é o jogo mais importante da temporada. E um dos mais importantes da história da Chapecoense. É dessa forma que nós estamos encarando. A responsabilidade é enorme em fazer uma grande partida e conquistar a vitória”, declarou.

Escalação da Chapecoense

O time catarinense não vai contar com dois suspensos por cartões amarelos: o zagueiro João Paulo (27 anos, ex-Fortaleza) e com o centroavante Mário Sérgio (artilheiro do time na Série B, com 7 gols em 30 jogos).

Destaques

Os melhores jogadores da Chape na Série B, segundo o ranking Sofascore, são os goleiros Matheus Cavichioli (38 anos, ex-América-MG e Grêmio) e Léo (34 anos, ex-São Paulo, Paraná Clube e Athletico-PR). Chavichioli perdeu a posição para Léo em agosto, na 22ª rodada.

Reservas conhecidos

No banco, a Chape conta com o meia Giovanni Augusto, 35 anos, que se destacou pelo Coritiba no Brasileirão de 2020 (4 gols e 7 assistências em 20 jogos). Outro velho conhecido é o centroavante Jenison, 33 anos, artilheiro do Paraná Clube em 2019, com 17 gols em 47 jogos. Ele ainda não teve chance como titular na Série B pelo time catarinense – apenas entrou como substituto em oito rodadas (e não fez gols ou assistências).

Giovanni Augusto comemora gol pelo Coritiba contra o Bahia (Crédito: Valquir Aureliano)

O banco também conta com o meia-atacante Neilton, 30 anos, que passou pelo Coxa em 2022. Ele se destacou pelo Botafogo em 2016.

Neilton pelo Coritiba, em jogo com Fluminense (Crédito: Valquir Aureliano)

Ex-Athletico

O meia-atacante Marcinho, 29 anos, jogou pelo Athletico em 2018. Ele fez bom Catarinense pela Chape em 2024, com três gols e três assistências em 11 jogos. Na Série B, dois gols e três assistências em 32 partidas. O ponta Daniel Cruz, 23 anos, é outro que passou pelo Furacão (jogou nos aspirantes em 2021 e 2022).