William Thomas no Coritiba
William Thomas no Coritiba (Crédito: Divulgação/Coritiba)

O Coritiba anunciou nessa quarta-feira (dia 20) William Thomas, 45 anos, como o novo diretor executivo/head de futebol. “O dirigente será responsável pela direção estratégica e administração geral do departamento de futebol coxa-branca”, diz o anúncio, no site oficial.

“Com 27 anos de atuação no futebol, Thomas acumula passagens por grandes clubes do Brasil e do exterior como Internacional-RS, Santos-SP, Avaí-SC, Atlético Nacional-COL e Guarani-PAR entre outras experiências profissionais”, afirma o texto.

O anúncio feito pelo clube do Alto da Glória não cita o principal trabalho de Thomas na carreira: o Athletico Paranaense. Ele ficou de 2013 a 2018 e de 2020 a 2022 no clube rubro-negro. Neste período, foi diretor técnico e gerente executivo. E implementou o Departamento de Informação do Futebol (DIF), estrutura de amplo monitoramento do mercado e com foco em análise de desempenho. No Furacão, participou da conquista do bicampeonato da Copa Sul-Americana.

Graduado em Educação Física, com pós-graduação em fisiologia do esporte, ele começou a carreira como preparador físico e passou por diversos cargos de gestão.

“William Thomas é um gestor experiente, qualificado e com amplo conhecimento, escolhido mediante um rigoroso processo seletivo. Chega para trabalhar focado e com o objetivo de alcançar as metas estabelecidas a curto, médio e longo prazo”, disse Carlos Amodeo, CEO do Coritiba, para o site oficial do clube.

O profissional possui formação como Diretor Esportivo pelas federações da Espanha e de Portugal. Em seu currículo contém o mestrado pela La Liga Business School, organizadora oficial do Campeonato Espanhol.

“É com profunda determinação que assumo este papel no Coritiba. Estou ciente da responsabilidade sobre meu trabalho e irei me dedicar ao máximo para levar esta equipe à excelência. Juntos, trilharemos um caminho de sucesso e conquistas, honrando a história e os valores desta instituição”, comenta Thomas.

Autuori
William Thomas já trabalhou com diretor/técnico Paulo Autuori, 67 anos, em quatro clubes: Athletico Paranaense, Santos, Internacional e Atlético Nacional (Colômbia).

No Coritiba, Thomas chega para o cargo de diretor de futebol. Ele substitui Júnior Chávare, que faleceu em fevereiro.