Matheus Frizzo
Matheus Frizzo, do Coritiba, enfrenta o Rio Branco em jogo-treino, no CT da Graciosa (Crédito: Divulgação/Coritiba/Gabriel Thá)

O Coritiba realizou na manhã dessa quarta-feira (dia 10), no CT da Graciosa, um jogo-treino contra o Rio Branco, de Paranaguá. O trabalho faz parte da preparação do time da capital para a Série B do Campeonato Brasileiro, que deve começar em 19, 20 ou 21 de abril – a CBF ainda não divulgou as datas e horários da primeira rodada. Já a equipe do Litoral vai estrar na segunda divisão do Paranaense em maio.

O técnico Guto Ferreira manteve o esquema tático 4-2-3-1 usado desde o início de 2024, mas apresentou algumas novidades. Uma delas foi o ponta David da Hora, 24 anos, ex-Juventude. Ele começou como titular, no lugar de Robson, que sofreu lesão no joelho e vai perder as primeiras rodadas da Série B.

Outras novidades foram no segundo tempo, com as entradas dos volantes Morelli e Bernardo.

A escalação inicial foi Pedro Morisco; Natanael, Maurício Antônio, Bruno Melo e Jamerson; Arilson e Vini Paulista; Davida Hora, Figueiredo e Matheus Frizzo; Leandro Damião.

Gols
O jogo-treino foi disputado sem presença de imprensa e torcida, com dois tempos de 40 minutos. O Coritiba venceu por 4 a 0, com um gol contra (em jogada de David da Hora) e de Matheus Frizzo. Depois, no segundo tempo, gols do meia Jean Gabriel e do centroavante Brandão.

David da Hora
O ponta David da Hora se destacou pelo Juventude na Série B de 2023, com 4 gols e 5 assistências em 30 jogos (27 como titular). Em fevereiro, foi comprado por R$ 4 milhões pelo Coritiba. O valor entrou para o Top 10 de compras mais caras da história do clube – clique aqui para ver.

Pelo clube paranaense, David só entrou em seis partidas, ficando apenas por 144 minutos em campo no total (o equivalente a menos de dois jogos inteiros). Não marcou gols ou fez assistências.

Outras opções para a ponta-direita, no lugar de Robson, são Wesley Pomba (21 anos) e Lucas Ronier (19 anos).

Esquema tático
Guto Ferreira vem usando o 4-2-3-1 desde o início de 2024, com um volante defensivo (Arilson ou Fransérgio) e um volante fazendo o jogo de área a área (Vini Paulista ou Sebá Gómez). Na linha de três, vinha jogando com Robson na direita, Frizzo na esquerda e Figueiredo centralizado. O centroavante é Leandro Damião.

Morelli
Everton Morelli, 26 anos, foi o primeiro reforço anunciado pelo Coritiba para a Série B. O jogador foi um dos destaques do Maringá no Paranaense 2024. Ele também teve bom desempenho pelo Goiás no Brasileirão 2023.

Bernardo
Revelado na base do Coritiba, Bernardo, 22 anos, retornou de empréstimo para o Guarani em 23 de fevereiro. Depois disso, ficou no banco em três partidas do Paranaense, mas não chegou a entrar em campo. Pelo clube de Campinas, não chegou a atuar no Paulistão 2024. Sua última partida foi na Série B de 2023, pelo Guarani.

Bernardo está no Coritiba desde a categoria sub-13. Ele tem contrato com o clube paranaense até dezembro de 2025. Estreou no profissional em 2021. Conseguiu se manter no elenco principal em 2022 e disputou 27 jogos naquela temporada (19 jogos no Brasileirão). Em 2023, foi escalado em oito jogos e, em seguida, acabou emprestado ao Guarani.

Preparação
Antes da estreia na Série B, o Coritiba ainda vai fazer mais um jogo-treino. Será contra o Operário, de Ponta Grossa, neste sábado (dia 13) pela manhã, no CT da Graciosa.