Coritiba comunica que o meia Robinho não vai ficar para a temporada 2023

Silvio Rauth Filho

Robinho (Crédito: Arquivo Bem Paraná/Geraldo Bubniak)

O Coritiba comunicou nessa quarta-feira (dia 30) que não vai renovar contrato com o meia Robinho, 35 anos. O vínculo do jogador acaba em dezembro de 2022 e não houve acordo entre as partes para a permanência para 2023.

“O Coritiba Foot Ball Club informa, de maneira oficial, que o atleta Róbson Signorini (Robinho) não permanecerá na equipe para a próxima temporada. A decisão foi tomada em comum acordo após reunião nesta quarta-feira (30) entre clube e profissional. Robinho retornou ao Alto da Glória em 2021 para sua segunda passagem pelo Coxa. Desde então, participou do acesso à elite do futebol brasileiro e a permanência na Série A de 2023. O meio-campista acumula 196 partidas com a camisa alviverde, marcou 19 gols e contribuiu com 35 assistências. Por toda dedicação e comprometimento, o clube agradece a Robinho pelos serviços prestados e deseja sucesso nos desafios futuros”, informou o clube paranaense.

O jogador divulgou uma nota de despedida, por meio de sua assessoria de imprensa. “Tenho 729 jogos como atleta profissional. A equipe que mais defendi na carreira foi o Coritiba. Em duas passagens, pude viver momentos especiais como: acesso à Série A, dois títulos estaduais e, mais recentemente, a manutenção do Coxa na elite do futebol brasileiro. Nas 196 partidas que vesti a camisa do Coritiba procurei honrar esse manto, que é um dos mais respeitados e vitoriosos do futebol brasileiro. Me doei muito dentro e fora de campo para que o clube pudesse atingir o mais alto patamar. Não me arrependo de nada. Saio com a certeza que fiz o meu melhor e escrevi uma bonita história com a camisa alviverde”, afirmou Robinho. “Infelizmente, hoje encerra a minha passagem pelo clube no qual aprendi a amar. É público e notório o meu carinho pelo Coritiba. Por isso, nessa minha despedida, faço questão de demonstrar gratidão por tudo que vivi. Diretoria, companheiros, comissões técnicas, funcionários e, logicamente, a imensa e apaixonada nação coxa-branca. Só tenho que agradecer a todos e reforçar que, mesmo em outro projeto, seguirei com um carinho especial pelo Coritiba”, completou.

Robinho defendeu o Coritiba de 2012 a 2014. E retornou ao clube em 2021, participando da campanha do acesso à primeira divisão. Em 2022, atuou em 29 das 59 partidas do clube na temporada. No total de 2022, marcou um gol e fez três assistências em 29 jogos.

O MERCADO DO CORITIBA PARA 2023

QUEM SAIU
Zagueiro: Guillermo* e Luciano Castán*
Lateral-esquerdo: Egídio*
Lateral-direito: Matheus Alexandre*
Meia: Thonny Anderson* e Robinho*
Ponta: Hernán Pérez, Pablo García, Neilton* e José Hugo*
Centroavante: Adrían Martínez* e Léo Gamalho*
*Fim de contrato ou fim do empréstimo

QUEM PODE CHEGAR
Zagueiro: Vitor Mendes (Atlético-MG) e Reynaldo (Goiás)
Lateral-esquerdo: Fernando (Chapecoense)
Meia: Lima (Ceará) e Lucas Mugni (Bahia)
Meia-ponta: Wellington Rato (Atlético-GO)
Ponta: Marlon (Paysandu) e David (Internacional)
Centroavante: Isidro Pitta (Juventude) e Gabriel Poveda (Sampaio Corrêa)

QUEM VOLTA DE EMPRÉSTIMO
Lateral-esquerdo: Angelo (Brusque)
Volante: Gustavo Bochecha (Novorizontino) e Matheus Sales (Goiás)

QUEM PODE SAIR
Lateral-direito: Nathan Mendes* (São Paulo)
Lateral-esquerdo: Rafael Santos* (Cruzeiro) e Diego Porfírio
Volante: Galarza* (Vasco) e Val
*Fim do empréstimo