William Thomas
William Thomas (Crédito: Divulgação/Internacional/Ricardo Duarte)

O Coritiba está perto de anunciar a contratação de um novo diretor de futebol. William Thomas, 45 anos, é o nome que deve ser confirmado nos próximos dias. Ele estava livre no mercado desde maio de 2023, quando deixou o Internacional.

William Thomas já trabalhou com diretor/técnico Paulo Autuori, 67 anos, em quatro clubes: Athletico Paranaense, Santos, Internacional e Atlético Nacional (Colômbia).

O trabalho mais marcante da carreira de Thomas foi no Athletico Paranaense, onde ficou de 2013 a 2018. E de 2020 a 2022. Neste período, foi diretor técnico e gerente executivo. E implementou o Departamento de Informação do Futebol (DIF), estrutura de amplo monitoramento do mercado e com foco em análise de desempenho. No Furacão, participou da conquista do bicampeonato da Copa Sul-Americana.

No Santos, ele trabalhou como superintendente de futebol do Santos em 2019 e 2020.

No Avaí, ficou de dezembro de 2021 a março de 2022.

No Internacional, chegou em abril de 2022 e ficou até maio de 2023.

Ao ser apresentado no Inter, Thomas falou sobre a missão de contratar jogadores. “Dentro das responsabilidades da função, uma das mais difíceis é contratar atletas. Porque, antes do atleta, tem um ser humano, uma pessoa. Então, nada mais lógico do que uma avaliação constante e permanente, principalmente apostando que a qualidade do trabalho interno, do dia a dia, pode fazer com que os jogadores cheguem no seu melhor nível”, declarou, em entrevista coletiva.

William Thomas foi jogador de basquete e se formou em Educação Física. Morou e trabalhou na Europa. E aproveitou o período no continente para fazer vários cursos na Espanha e na Inglaterra sobre gestão no futebol e análise de desempenho. Estudou e trabalhou em oito países.

Começou a carreira como preparador-físico em categorias de base. Também foi preparador-físico particular do volante Lucas Leiva, enquanto o jogador atuou no Liverpool.

No Coritiba, Thomas chega para o cargo de diretor de futebol. Ele substitui Júnior Chávare, que faleceu em fevereiro.