Divulgação/CSA/Instagram/Augusto Oliveira – O ponta Iury Castilho

O Coritiba ainda não tem reforços confirmados para a temporada 2022, mas segue com, pelo menos, cinco nomes em observação, ‘no radar’ do departamento de futebol. As novidades dessa segunda-feira (dia 20) são que o clube desistiu do ponta Hyoran (28 anos, do Atlético-MG), devido ao alto salário exigido para a contratação, e do volante Zé Mateus (26 anos, do Brusque).

Outra notícia é que o Coritiba está perto de anunciar a renovação com o lateral-direito Matheus Alexandre, 22 anos. O jogador chegou ao clube paranaense em setembro, emprestado pelo Corinthians, para suprir a saída de Igor. Reserva de Natanael na Série B, Matheus Alexandre só disputou três partidas.

A intenção da diretoria do Coritiba é contratar, pelo menos, 12 reforços para 2021. Cinco nomes são cogitados até o momento: o volante Jhonny Lucas (Londrina), o meia Régis (Guarani) e os pontas Copete (Avaí), Moisés (Ponte Preta) e Iury Castilho (CSA).

IURY CASTILHO
Coritiba, Vasco e Ceará estão tentando a contratação do ponta Iury Castilho, 26 anos. O jogador pertence ao Portimonense, de Portugal, e disputou a Série B de 2021 pelo CSA — marcou 10 gols e fez 4 assistências em 28 jogos.

COPETE
O ponta Copete, do Avaí, é outro na lista do Coritiba. O jogador, de 33 anos, marcou 7 gols e fez 9 assistências em 33 jogos na Série B de 2021. O colombiano foi comprado pelo Santos em 2017 pelo equivalente a 1,3 milhão de euros (o equivalente a R$ 8 milhões na cotação de hoje). No clube paulista, foram 26 gols em 140 jogos. Ele deixou o Santos em 2021, após o fim do contrato, que não foi renovado, e assinou com o Avaí. O jogador chegou a disputar duas partidas pela seleção colombiana (uma em 2017, contra o Brasil, e outra em 2016, contra a Argentina).

JHONNY LUCAS
O volante Jhonny Lucas, 21 anos, está emprestado pelo Sint Truidense, da Bélgica, para o Londrina até junho de 2022. Entre os 43 jogadores que atuaram pelo Tubarão na Série B de 2021, Jhonny ficou em 35º lugar no ranking Sofascore, com nota média 6,56. Considerando os 20 clubes, o volante ficou em 295º lugar os 300 jogadores ranqueados (mínimo de 19 partidas disputadas). Ou seja, foi o sexto pior da Série B.

Em 2019, Jhonny Lucas foi vendido pelo Paraná para o Sint Truidense, da Bélgica, por 2,3 milhões de euros. No clube belga, só disputou três partidas em duas temporadas — somou 94 minutos em campo no futebol europeu.

RÉGIS E MOISÉS
Clique aqui para saber mais sobre Régis e sobre Moisés.