Arquivo Bem Paraná/Du Caneppele – Gustavo Morínigo

O Coritiba deve confirmar nesta semana a permanência do técnico Gustavo Morínigo para a temporada 2022. O clube se despediu da temporada 2021 na última sexta-feira, com derrota por 3 a 2 para a Ponte Preta, em Campinas. Com o resultado, ficou em 2º lugar a Série B. O time já havia garantido o acesso à primeira divisão na 36ª rodada e só cumpriu tabela nas últimas partidas.

Em Campinas, após o jogo, Morínigo evitou confirmar a permanência para 2022. O empresário do treinador e a diretoria do clube, porém, já dão como certa a presença do paraguaio no planejamento da próxima temporada. Ele e os dirigentes ainda vão se reunir nesta semana para definição do elenco para 2022 e outras questões relacionadas ao departamento de futebol.

O que já se sabe é que o clube vai reformular elenco. Cerca de 10 a 14 jogadores vão deixar o grupo atual. E outros 10 a 14 reforços serão contratados.

O primeiro nome cogitado nos bastidores é do ponta Moisés, 25 anos, da Ponte Preta. O jogador é o segundo maior driblador da Série B de 2021, com 3,5 dribles certos a cada 90 minutos em campo, conforme dados do Sofascore. O maior driblador é Bryan, do Náutico, com 3,6. O melhor do Coritiba nesse quesito foi Rafinha, com 2,1 a cada 90 minutos. Para entrar no ranking do Sofascore, o jogador precisa ter disputado pelo menos metade da competição.

Veloz e driblador, Moisés marcou sete gols e fez quatro assisistências em 37 jogos pela Ponte Preta na Série B de 2021. Contra o Coritiba, ele criou três chances claras – desperdiçadas pelos colegas ou salvas pelo goleiro Alex Muralha.

A negociação para contratar Moisés, porém, não será fácil. A Ponte pagou R$ 500 mil para adquirir 50% dos direitos econômicos do jogador, que assinou contrato com validade até 2024 com o clube de Campinas.