
O Coritiba perdeu por 1 a 0 para o Goiás, nesse domingo (dia 5) à noite, no Couto Pereira, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense segue na penúltima colocação (19º) com 23 pontos. A equipe goiana está em 17º lugar, com 35 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.
Foi a 4ª derrota seguida do Coritiba como mandante – antes, perdeu para Cuiabá, Palmeiras e Grêmio no Couto Pereira.
A partida registrou o menor público pagante do Coritiba em casa no ano, com 11.269. Antes, a pior marca havia ocorrido contra o Londrina, pelo Paranaense, com 17.248 pagantes. Contra o Aruko, na primeira rodada do Estadual, o estádio não teve público pagante – apenas mulheres puderam entrar, com a doação de 1kg de alimento.
Depois do apito final, os gritos de “vergonha” e outros xingamentos tomaram conta do Couto Pereira, em protestos de torcedores contra jogadores, comissão técnica e diretoria do clube.
FASES
O Goiás somou 2 vitórias, 7 empates e 4 derrotas nos últimos 13 jogos. No mesmo período, o Coritiba acumulou 3 vitórias e 10 derrotas.
FATOR CAMPO
O Coritiba é o pior mandante do Brasileirão, com 3 vitórias, 3 empates e 10 derrotas no Couto Pereira.
ESCALAÇÕES
Em relação ao último jogo, a principal alteração foi o retorno do lateral-direito Natanael, que cumpriu suspensão contra o Grêmio. Com isso, Diogo Batista iniciou no banco. Por opção do treinador, outra mudança foi o volante Bruno Gomes no lugar de Sebá Gómez, que começou no banco. O desfalque era o centroavante Islam Slimani, que entrou no segundo tempo contra o Grêmio e acabou expulso. Por lesão, seguem fora Kuscevic e Thiago Dombroski. O ponta Kaio César, ouro no Pan de Santiago, era outra baixa. O Goiás não tinha o meia/extremo Julián Palacios, suspenso.
ESQUEMA TÁTICO
O técnico Thiago Kosloski vem usando o esquema tático 4-1-4-1 como base, com Willian Farias como único volante. A linha de quatro do meio-campo tem dois extremos (Marcelino Moreno na esquerda e Robson na direita) e dois jogadores centralizados (Bruno Gomes e Matheus Bianqui).
PRIMEIRO TEMPO
Com a bola rolando, o jogo foi equilibrado no primeiro tempo. O Coritiba apostou nas arrancadas de Marcelino Moreno e de Robson pelas pontas, mas só levou perigo mesmo em falha individual de Lucas Halter (emprestado pelo Athletico), que deixou Mauricio Garcez sair na cara do gol – e chutar na perna de Tadeu. Já o Goiás teve quatro oportunidades para abrir o placar, todas originadas em jogadas de bola parada. A mais perigosa foi aos 6 minutos, quando Maguinho furou na cara do gol, após cobrança de falta de Guilherme.
MUDANÇA NO INTERVALO
No intervalo, o técnico Thiago Kosloski tirou os volantes Willian Farias e Matheus Bianqui. E colocou o volante Sebá Gómez e o atacante Diogo Oliveira. Com isso, o Coxa mudou para o 4-2-3-1, com Sebá e Bruno Gomes como volantes. A linha de três tinha Marcelino Moreno (centro), Robson (direita) e Mauricio Garcez (esquerda). Diogo Oliveira era o centroavante.
SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou aberto, com boas jogadas dos dois lados. O Coxa quase abriu o placar aos 2 minutos, em chute de Garcez, do bico da área. A bola passou perto. O Goiás, porém, era mais perigoso. E chegou ao gol aos 24, em contra-ataque pós-escanteio: Gabriel rebateu o chute de Guilherme e Guzzo completou: 1 a 0. Em seguida, entraram o ponta Lucas Barbosa e o volante Andrey. Aos 37, entrou o ponta Jesé Rodríguez. O Goiás conseguiu se fechar atrás e anular as principais jogadas do Coritiba.
ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Coritiba teve 50% de posse de bola, 8 finalizações (2 certas), 17 faltas cometidas e 80% de precisão nos passes. O Goiás somou 21 arremates (6 certos), 22 faltas cometidas e 81% de acerto nos passes. Os dados são do Sofascore.
CORITIBA 0x1 GOIÁS
Coritiba: Gabriel; Natanael, Thalisson Gabriel, Henrique e Victor Luis; Willian Farias (Sebá Gómez); Matheus Bianqui (Diogo Oliveira), Bruno Gomes (Andrey), Robson (Lucas Barbosa) e Marcelino Moreno; Maurício Garcez (Jesé Rodriguez). Técnico: Thiago Kosloski
Goiás: Tadeu; Maguinho (Dieguinho), Lucas Halter, Bruno Melo e Hugo; Morelli e Guzzo; Allano, Guilherme Marques e Anderson Oliveira (Willian Oliveira); Matheus Babi. Técnico: Armando Evangelista
Gol: Guzzo (24-2º)
Cartões amarelos: Henrique, Willian Farias (C). Morelli, Guilherme (G).
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Público: 11.269 pagantes
Local: Couto Pereira
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
6 – Guilherme cobra falta e joga na área. Maguinho desvia, Babi não completa e a bola passa por Morelli, na cara do gol.
18 – Depois de falta e bola lançada para a área, Maguinho pega rebote e chuta perto, ao lado.
25 – Lançamento para Maurício Garcez, que consegue girar e passar por Lucas Halter. Ele dispara, invade a área e, na cara do gol, chuta na perna de Tadeu.
34 – Depois de escanteio, Allano pega rebote fora da área e chuta perto, ao lado.
39 – Falta perto da área. Guilherme cobra no canto. A bola vai na rede, pelo lado de fora.
45 – Guzzo chuta de fora da área. Gabriel espalma no canto.
Segundo tempo
2 – Mauricio Garcez chuta do bico da área. A bola passa perto, ao lado.
11 – Anderson Oliveira faz boa jogada na ponta e rola para Allano, que recebe livre na área e chuta perto, ao lado.
14 – Natanael cruza rasteiro para a meia-lua. Marcelino Moreno chuta de primeira. A bola raspa a trave.
18 – Anderson Oliveira invade a área e chuta. A bola desvia na zaga e engana Gabriel. Victor Luis salva.
22 – Guilherme bate escanteio. Matheus Babi cabeceia no ângulo. Victor Luis salva de cabeça.
24 – Gol do Goiás. Escanteio para o Coritiba. O Goiás puxe o contra-ataque. Guilherme parte livre, invade a área e chuta. Gabriel espalma. Guzzo pega o rebote e cutuca para o gol vazio.