Figueiredo do Coritiba
Figueiredo do Coritiba (Crédito: Valquir Aureliano)

O Coritiba volta a campo neste domingo, quando começa o mata-mata do Campeonato Paranaense. O duelo será contra o Cianorte, às 16 horas, no Albino Turbay, na partida de ida das quartas de final. A partida de volta será no Couto Pereira, no dia 9 de março.

O técnico Guto Ferreira pode ter novidades em todos os setores: defesa, meio-campo e ataque. Ele conta com as voltas do zagueiro Maurício Antonio, do volante Andrey e do meia-atacante Figueiredo. Além disso, pode promover a estreia do centroavante Leandro Damião.

Andrey e Figueiredo estão recuperados de edema muscular. Figueiredo não atua desde o Atletiba de 18 de fevereiro. Mauricio Antonio sofreu com o desgaste da sequência de jogos e agora está recuperado.

Andrey só atuou em três das 12 partidas do clube no ano, somando 99 minutos em campo. No entanto, pode ser utilizado contra o Cianorte, já que o clube não divulgou se os volantes Fransergio e Vini Paulista estão recuperados.

Fransergio sofre lesão muscular na coxa direita no Atletiba. Vini Paulista teve lesão muscular na posterior esquerda no clássico contra o Athletico.

O zagueiro Thalisson passou por cirurgia no ombro e só volta daqui a duas semanas. Não há previsão do tempo re cuperação dos centroavantes Eberth (lesão muscular na coxa direita) e Brandão (lesão muscular na posterior direita).

Outra baixa na última rodada foi o volante Geovane Meurer (desgaste muscular). A tendência é que esteja recupreado.

Esquema tático
O técnico Guto Ferreira vem usando o esquema tático 4-2-3-1 como base, com dois volantes. Figueiredo se destacou mais quando jogou centralizado na linha de três, como meia ofensivo centralizado. Também foi usado como centroavante. Nas extremidades da linha de três, o treinador vem usando Robson na direita e Frizzo na esquerda. Em alguns jogos, improvisou o ponta Wesley Pomba como centroavante.

Provável escalação
O provável time para domingo, no 4-2-3-1, é Pedro Morisco; Natanael, Maurício Antonio, Bruno Melo (Benevenuto) e Jamerson; Arilson e Sebá Gómez (Andrey); Robson, Figueiredo (Matheus Bianqui) e Frizzo; Leandro Damião (Figueiredo).

ESP-Coxa-esquema-Atletiba
O esquema tático 4-2-3-1 usado pelo Coritiba no Atletiba (Crédito: Reprodução/This11)

Leandro Damião
O centroavante Leandro Damião, 34 anos, não atua desde 9 de dezembro, quando defendia o Kawasaki Frontale. Ele treina no Coritiba desde 13 de fevereiro e aguarda para estrear. Fica a dúvida se Guto Ferreira vai utilizar o jogador na formação titular, ou se ele será opção para o segundo tempo.