O Coritiba recebeu R$ 1,9 milhões pelas vendas de pay-per-view no contrato com o Premiere Futebol Clube (PFC) referente ao Campeonato Brasileiro de 2022. O valor é 86 vezes menor que o clube que mais ganhou nesse acordo, o Flamengo, que faturou R$ 163,9 milhões. Os dados foram divulgados nessa segunda-feira (dia 27) pelo colunista do UOL Allan Simon.
O valor divulgado se refere apenas ao pay-per-view e não inclui os direitos de transmissão por TV aberta (Globo) e por TV paga (Sportv).
A maioria dos clubes recebe uma porcentagem de quantidade de pacotes de pay-per-view vendidos – quando o torcedor faz a assinatura ele indica um clube que será favorecido. Alguns clubes, porém, negociaram um valor fixo pelo pay-per-view e não dependem da quantidade de pacotes vendidos. É o caso de Flamengo, Corinthians, Palmeiras e Grêmio. Os quatro foram os que mais ganharam nesse contrato em 2022.
Do total de pacotes vendidos pelo Premiere, o Coritiba foi responsável por 0,5%. Por isso, recebeu R$ 1,9 milhão. O Athletico Paranaense não assinou contrato com o Premiere.
VALORES DO PPV EM 2022
Quantia recebida por cada clube pelo pay-per-view do Brasileirão 2022
Clube | Valor em milhões | Porcentagem das vendas |
1º Flamengo* | R$ 163,9 | 21,50% |
2º Corinthians* | R$ 110,0 | 12,20% |
3º Palmeiras* | R$ 50,0 | 9,00% |
4º Grêmio* | R$ 45,3 | 6,60% |
5º São Paulo | R$ 33,8 | 9,20% |
6º Vasco | R$ 24,9 | 6,80% |
7º Cruzeiro | R$ 22,1 | 6,00% |
8º Atlético-MG | R$ 19,9 | 5,40% |
9º Internacional | R$ 18,8 | 4,90% |
10º Fluminense | R$ 12,7 | 3,50% |
11º Botafogo | R$ 11,5 | 3,10% |
11º Santos | R$ 11,5 | 3,10% |
13º Bahia | R$ 7,3 | 2,00% |
14º Ceará | R$ 2,9 | 0,81% |
15º Fortaleza | R$ 2,3 | 0,60% |
16º Coritiba | R$ 1,9 | 0,50% |
17º Goiás | R$ 1,2 | 0,30% |
18º Avaí | R$ 1,0 | 0,27% |
19º América-MG | R$ 0,6 | 0,15% |
20º Atlético-GO | R$ 0,5 | 0,15% |
21º Juventude | R$ 0,4 | 0,10% |
22º Bragantino | R$ 0,1 | 0,04% |
23º Cuiabá | R$ 0,1 | 0,04% |
“Os clubes contam ainda com o contrato de TV aberta e TV paga. No caso da TV aberta, todos os 20 participantes da Série A de 2022 estavam contemplados e dividiram cerca de R$ 823 milhões com base no critério 40/30/30 (40% do valor era distribuído igualmente, 30% por número de transmissões, e 30% por posição na tabela, como premiação, mas do 1º ao 16º). Na TV paga, só o Athletico não fez parte do contrato com o Sportv, que distribuiu outros R$ 686 milhões”, explicou Allan Simon, na sua coluna no UOL.