Foto: Valquir Aureliano

O Coritiba sofreu no primeiro tempo, mas melhorou na etapa final e conseguiu derrotar o Rio Branco por 1 a 0, na noite deste domingo (22), em Curitiba. A partida era válida pela 3ª rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense.

Com o resultado, o Coritiba manteve a 2ª posição no Estadual, com 9 pontos. Está atrás de Athletico (9 pontos) e à frente do Operário (9) nos critérios de desempate. Os três times são os únicos que venceram nas três primeiras rodadas. Por outro lado, o Rio Branco ainda não somou nenhum ponto, a exemplo do Aruko e do São Joseense. Ao fim de 11 rodadas, os oito melhores se classificam para as quartas de final.

ARTILHARIA

O gol coxa-branca foi marcado por Rodrigo Pinho, que foi contratado para esta temporada e chega a 2 gols no ano. Os outros gols do time no ano foram marcados por Alef Manga (2) e pelo zagueiro Chancellor (1).

Fotos: Valquir Aureliano

CALENDÁRIO

O próximo jogo do Coritiba será na quarta-feira (25), as 21h30, contra o Maringá, no Norte do Paraná.

ATUAÇÕES: Veja quem foi destaque do Coritiba diante do Rio Branco

ESCALAÇÃO

O desfalque de última hora no Coritiba foi o volante Bruno Gomes, com um problema no cotovelo. Dentro do rodízio feito pelo técnico António Oliveira, as mudanças em relação à partida anterior – vitória de 3  0 sobre o Foz – foram as entradas do lateral Natanael, do meia Marcelino Moreno e o atacante William Pottker. O time entrou num 4-3-3, com Trindade de primeiro volante, Bernardo e Marcelino Moreno de meias, Alef Manga e William Pottker como extremos (eles se alternaram entre os lados direito e esquerdo) e Rodrigo Pinho de centroavante. O Rio Branco, por sua vez, mudou seis jogadores e entrou em campo num 4-4-2 – nos jogos anteriores, o time havia atuado num 3-5-2.

PRIMEIRO TEMPO

Embora tivesse mais posse de bola, o Coritiba apresentou dificuldades para furar a marcação do Rio Branco. Já o time de Paranaguá jogou fechado e tentou explorar contra-ataques. E teve a melhor chance da primeira etapa: Lunna foi lançado e perdeu o gol duas vezes – na primeira, Gabriel saiu e salvou; na segunda, ele mandou na trave, sem goleiro, aos 29 minutos. Só depois disso o Coritiba conseguiu levar algum perigo. Mesmo assim, o time acertou apenas uma bola na direção certa – Patrick Ritter defendeu o chute de William Pottker. Na etapa, o Coritiba somou 5 finalizações (1 certa) e o Rio Branco, 5 (2 certas e uma na trave).

SEGUNDO TEMPO

O Coritiba voltou sem mudanças para a etapa final e esteve mais ativo que na primeira etapa com três chances de perigo antes dos 10 minutos. Além disso, não deu chances para contragolpes. Aos 12, o meia Elyvelton, do Rio Branco, fez falta dura em Victor Luis e, como já tinha cartão amarelo, acabou expulso. O time da casa manteve a pressão e chegou ao gol aos 19 minutos: Natanael cruzou e Rodrigo Pinho dominou e fuzilou.

Aos 27 minutos, Oliveira promoveu as primeiras mudanças na equipe coxa-branca. Natanael e William Pottker deram lugares ao lateral-direito Nathan Mendes e ao meia Régis. Aos 32, entraram o atacante Robson e o meia Kaio nas vagas de Rodrigo Pinho e Marcelino. Aos 41, Willian Farias entrou no lugar de Trindade. O time manteve o domínio até o fim, mas sem conseguir ampliar o placar.

Ao todo na partida, o Coritiba somou 16 finalizações (8 certas), contra 7 do Rio Branco (3 certas e 1 na trave).

CORITIBA 1 x 0 RIO BRANCO

Coritiba: Gabriel; Natanael (Nathan Mendes), Chancellor, Henrique e Victor Luis; Trindade (Willian Frias), Bernardo e Marcelino Moreno (Kaio); William Pottker (Régis), Rodrigo Pinho (Robson) e Alef Manga. Técnico: António Oliveira
Rio Branco: Patrick Ritter; João Amilton, Marcão, Tocantins e Da Silva; Willian Bolt, Elyvelton, Lunna (Viola) e Caliel (Eder, depois Max); Foca (Jobson) e Cebolinha (Renan Oliveira). Técnico: Norberto Lemos
Gol: Rodrigo Pinho (19-2º)
Cartões amarelos: Alef Manga, Elyvelton, Patrick Ritter, William Pottker, Max, Da Silva, Kaio
Expulsão: Elyvelton (12-2º)
Árbitro: Rodolpho Toski Marques
Público: 29.710 (total)
Renda: R$ 508.325
Local: Couto Pereira, em Curitiba, domingo

LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO

10 – William é lançado, ganha de Henrique na corrida e finaliza cruzado. Gabriel faz boa defesa

15 – Elivelton chuta de longe e manda para fora

16 – William Pottker faz a jogada pela esquerda e toca para Marcelino, que chuta de fora da área e manda para fora

29 – Lunna é lançado entre os dois zagueiros, recebe e finaliza. Gabriel sai faz grande defesa. A bola cai com o jogador do Rio Branco, com o gol aberto, mas ele acerta a trave

35 – Rodrigo Pinho recebe e faz o povo para Alef Manga, que finaliza para fora

36 – William Pottker recebe, gira e finaliza da entrada da área. Patrick Ritter defende no canto direito

38 – Victor Luis cruza. Marcelino Moreno domina, arrisca e manda por cima do gol

41 – Foca arrisca de longe e manda para fora

SEGUNDO TEMPO

7 – William Pottker recebe na direita, corta para o meio, dribla três jogadores e bate a gol. A bola desvia na zaga e assusta, mas vai por cima

9 – Pottker drlbla um marcador e cruza. Patrick Ritter salta e corta antes da chegada de Rodrigo Pinho

10 – Trindade cobra escanteio. Henrique cabeceia. A bola sai rente à trave

15 – Trindade cobra falta lateral direto a gol. Patrick Ritter defende

17 – Wiliam Pottker recebe de Marcelino e chuta cruzado. A bola sai rente à trave

19 – Gol do Coritiba. Natanael cruza da direta. A bola passa por Alef Manga. Rodrigo Pinho domina na área e fuzila

25 – Victor Luis cobra falta. A bola sai rente à trave esquerda

29 – William Bolt chuta de fora da área. A bola sai à direita

30 – Marcelinho recebe de Rodrigo Pinho e chuta e fora da área.  Patrick Ritter defende no canto esquerdo

32 – Alef Manga dispara de fora da área. Patrick Ritter defende

35 – Kaio conduz a bola e finaliza pelo lado direito. Patrick Ritter pega

39 – Robson passa pela defesa a dribles e finaliza. Patrick Ritter pega

40 – Viola arrisca de longe. Gabriel pega sem dificuldades

45 – Kaio avança pela direita e cruza. Alef Manga acerta um voleio. Patrick Ritter faz grande defesa