Coritiba supera vexame no Estadual e larga na Série B com vitória diante do Avaí

Rodolfo Luis Kowalski

Valquir Aureliano

Depois de passar um vexame histórico no Campeonato Paranaense de 2021, o Coritiba conseguiu neste sábado (29 de maio), contra o Avaí, estrear com o pé direito na Série B do Campeonato Brasileiro. Jogando contra o Avaí no Couto Pereira, a equipe comandada por Gustavo Morínigo apresentou um novo esquema tático e conseguiu se aproveitar dos desfalques do adversário, que mandou a campo praticamente uma equipe “B”. Waguininho e Val, em dois chutes de fora da área, garantiram o 2 a 0 para o time da casa, com um gol em cada etapa.

LEIA MAIS: Morínigo comemora triunfo: “Hoje a equipe demonstrou, pelo menos, que queria ganhar, que entrou para ganhar”

LEIA MAIS: Natanael é improvisado na lateral-esquerda e se torna um dos destaques do Coxa. Confira as atuações

Com o placar no Alto da Glória, os três times paranaenses dão a largada na Segundona sem perder. O Londrina havia empatado na sexta-feira contra o Brasil de Pelotas, fora de casa, em 0 a 0. Mais cedo neste sábado, o Operário de Ponta Grossa havia derrotado o Vasco da Gama por 2 a 0, em São Januário. O Verdão e o Fantasma, inclusive, aparecem neste momento como segundo e terceiro colocados da competição, respectivamente.

Na próxima rodada, a equipe paranaense visita o Botafogo no Engenhão, em partica marcada para sábado (5 de junho), às 21 horas. Já o Avaí joga no dia seguinte, às 20h30, quando recebe o Vila Nova-GO na Ressacada.

ESCALAÇÕES

Sem poder contar com Igor Paixão, que testou positivo para a Covid-19 no exame pré-jogo, o técnico Gustavo Morínigo promoveu uma mudança tática e três alterações de nomes no time do Coxa em relação à derrota diante do Rio Branco de Paranaguá, que selou a eliminação coxa-branca na primeira fase do Campeonato Paranaense.

Na zaga, Wellington Carvalho foi preterido por Nathan Ribeiro. Na lateral-esquerda, Natanal, lateral-direito de origem, ganhou a posição que era de Romário. E o ponta Igor Paixão foi substituído pelo volante Matheus Sales. Com isso, o esquema tático adotado foi o 4-1-4-1, em detrimento ao 4-2-3-1 que vinha sendo utilizado até então na temporada 2021.

Já do lado visitante, Claudinei Oliveira mandou a campo um time quase reserva, com oito mudanças em relação ao time titular que no último dia 26 empatou em 1 a 1 contra a Chapecoense na Arena Condá, garantido o título de campeão catarinense de 2021. Com isso, apenas o goleiro Glédson, o meia Giovanni (ex-Coxa) e o atacante Júnior Dutra permaneceram no onze inicial.

O JOGO

A partida começou com o Avaí jogando mais defensivamente, mas sendo muito agressivo na hora de pressionar no campo de ataque. Foi assim, inclusive, que os catarinenses quase abriram o placar, aos nove minutos, em finalização de Júnior Dutra defendida por Wilson.

O Coritiba, por sua vez, tinha mais posse de bola, buscava insistentemente as jogadas pela esquerda, com Natanael frequentemente aparecendo no campo de ataque, mas sofria com a falta de criatividade. Assim, foi necessário um bom lance individual de Waguininho e mais um tanto de sorte para a equipe alviverde abrir o placar, aos 13 minutos.

Na volta do intervalo, a primeira substituição do lado azul, com Lourenço substituindo Giovanni. O Coxa, porém, seguiu tendo mais volume no ataque e novamente foi cirúrgico na hora de finalizar, conseguiu marcar o gol na primeira finalização (assim como ocorrera na etapa inicial): aos 8, Val aproveitou a sobra da entrada da área e chutou firme, no canto, para vencer o goleiro Glédson e anotar 2 a 0 para o time mandante.

Com a desvantagem ainda maior no placar, o Avaí tentou reagir com as entradas dos atacantes Getúlio e Jonathan nos lugares de Renato e Júnior Dutra, aos 12. Quatro minutos depois, o volante Wesley saiu para a entrada de Luan Silva e, aos 22, o zagueiro Rafael Pereira deu espaço para a entrada de Arthur.

Enquanto o Avaí fazia sua última substituição, o Coritiba fazia a primeira, com Lucas Nathan substituindo Waguininho. Aos 33, Robinho entrou na vaga de Rafinha e Jhony Douglas entrou no lugar de Matheus Sales. Por fim, aos 43, Dalberto e Valdeci substituíram Léo Gamalho e Val.

A partida, porém, pouco teve de emoção depois do Coxa perder um gol aos 17, com Waguininho, e de o Avaí desperdiçar outra chance, com Luan Silva, aos 24. Assim, o 2 a 0 persistiu no placar e o Coxa colocou fim a uma sequência de 15 jogos sem derrota do Leão da Ressacada.

FICHA TÉCNICA

Coritiba 2 x 0 Avaí

Coritiba: Wilson; Igor, Nathan Ribeiro, Luciano Castán e Natanael; Willian Farias; Rafinha (Robinho), Matheus Sales (Jhony Douglas), Val (Valdeci) e Waguininho (Lucas Nathan); Léo Gamalho (Dalberto). Técnico: Gustavo Morínigo
Avaí: Gledson; Iury, Alan Costa, Rafael Pereira (Arthur) e João Lucas; Jean Martin e Wesley (Luan Silva); Giovanni (Lourenço), Vinicius Leite e Renato (Getúlio); Júnior Dutra (Jonathan). Técnico: Claudinei Oliveira
Gols: Waguininho (13-1º) e Val (8-2º)
Cartões amarelos: Iury, Luan Silva, Glédson (A); Natanael, Léo Gamalho, Val (C)
Árbitro: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR), sábado (29 de maio) às 18h15

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

2- Cobrança de escanteio de Giovanni viaja até a segunda trave. Alan Costa sobre mais que o zagueiro, mas cabeceia ao lado do gol.

6 – Rafael Pereira recua para o goleiro, mas erra um passe de poucos metros. A bola ia em direção ao gol, mas o goleiro chega chutando para a linha de fundo. Escanteio.

9 – Júnior Dutra limpa a marcação na entrada da área e chuta bem colocado. Wilson se estica e espalma. No rebote, Vinícius Leite chega batendo e balança a rede, mas pelo lado de fora.

13 – Gol do Coritiba! Waguininho recebe na intermediária, gira em cima do marcador, avança e chuta de longe. A bola desvia em Alan Costa e mata o goleiro Glédson.

23 – Natanael toca para Léo Gamalho dentro da área. O atacante avança até perto da linha de fundo e tenta o passe rasteiro para a pequena área, mas Alan Costa afasta o perigo.

27 – Júnior Dutra escapa pela direita e cruza apontando a segunda trave. Renato ganha a disputa por cima com Natanael, mas cabeceia mal e Wilson segura.

39 – Cruzamento de Natanael buscando Léo Gamalho. A zaga afasta e a sobra fica com Rafinha, que chuta colocado da entrada da área, em cima do goleiro, que defende.

Segundo tempo

8 – Gol do Coritiba! Bola bate e rebate na defesa do Avaí, que afasta para fora da área. A sobra, porém, fica com Val, que domina e chuta firme no canto, uma pancada!

17 – Rafinha rouba a bola no meio, dribla um marcador e dá lindo passe de trivela. Waguininho dispara nas costas da zaga, avança até a entrada da área e chuta. O goleiro defende e no rebote ele tenta por cobertura. Alan Costa salva perto da linha do gol.

24 – Cruzamento de Iury, a zaga do Coxa afasta e a sobra fica com Luan Silva, livre na entrada da área, que chuta. A bola desvia na zaga e passa ao lado do gol, com perigo.

25 – Rafinha toca para Willian Farias, que manda uma bomba de fora da área, por cima do gol.

46 – Natanael avança pela esquerda, corta para o meio e chuta de longe, por cima do gol.