O Coritiba está tentando a contratação do atacante Colin Kazim-Richards, de 29 anos. O jogador nasceu na Inglaterra, mas defende a seleção da Turquia desde as categorias de base. Na última temporada, começou defendendo o Feyenoord, da Holanda. Em fevereiro, foi para o Celtic, da Escócia. No total da temporada, somando os dois clubes, disputou 29 jogos (16 como titular e 13 como substituto). Marcou seis gols e fez uma assistência. Foi centroavante na maioria dos jogos e ponta em algumas ocasiões.

O jogador está livre no mercado, sem contrato. O Coritiba pode contratá-lo sem precisar pagar pelos direitos econômicos.

Pela seleção da Turquia, ele soma 37 partidas, dois gols e quatro assistências. Disputou a Euro 2008 (atuou em cinco jogos). Outros 18 jogos foram por amistosos, sete por Eliminatórias da Copa e sete por Eliminatórias da Euro. Na maior parte do tempo, foi utilizado como ponta – atua na direita como na esquerda. Com 1,85 m de altura, jogou também como centroavante em algumas ocasiões.

O ídolo coxa-branca Alex, agora comentarista da ESPN, jogou com Kazim-Richards no Fenerbahce, da Turquia, entre 2007 e 2011. É um jogador de muita força, muita velocidade, disse, para a rádio Transamérica. Nunca foi goleador, completou. Com o Zico (então técnico do Fenerbahce), ele jogava pelo lado, esquerdo ou direito, explicou. Jogou um pouquinho como referência com o Aragonés (espanhol que também comandou o clube turco), afirmou. Na Liga dos Campeões, vencemos o Chelsea por 2 a 1 em Istambul, com um gol dele e outro do Deivid (ex-Coritiba), contou. A Turquia ficou em terceiro da Eurocopa com boa participação dele. É um jogador interessante, explicou.

O jogador fez as categorias de base no QPR, no Arsenal e no Bury (todos da Inglaterra). Depois, rodou por Brighton e Sheffield Utd, também ingleses. Foi para o Fenerbahce em 2007, comprado por cerca de R$ 7 milhões. Depois, passou por Toulouse (França), Galatasaray (Turquia), Olympiacos (Grécia), Blackburn (Inglaterra), Bursaspor (Turquia), Feyenoord (Holanda) e Celtic (Escócia).

No total da carreira, soma 387 jogos, 57 gols e 37 assistências.