
O Coritiba venceu por 2 a 1 o Novorizontino, nessa quinta-feira (dia 14) à noite, em Novo Horizonte (SP), pela 22ª rodada da Série B. Com o resultado, o time paranaense dormiu na liderança, com 42 pontos, mas ainda pode ser superado pelo Goiás (2º colocado, com 41 pontos), que joga sábado contra o Vila Nova. A equipe paulista tem 36 pontos e figura na 3ª posição.
O placar ampliou a série invicta do Coxa como visitante: 8 jogos sem perder fora de casa (5 vitórias e 3 empates). A última derrota longe do Couto Pereira ocorreu em 10 de maio (1 a 0 para o Goiás), pela 7ª rodada.
- PODCAST SUL: Novorizontino 1×2 Coritiba | Coletiva do técnico Mozart
- ATUAÇÕES: Almeida, Gómez, De Pena e Ronier são os melhores na vitória do Coritiba
O jogo também teve a ‘lei do ex’, com o meia Matheus Frizzo (ex-Coritiba), marcando o gol para a equipe paulista.
Na próxima rodada, o Coxa recebe no Couto Pereira o Remo, no dia 23 de agosto.
Números
O Novorizontino era o único mandante invicto da Série B. Agora, nos 12 jogos em casa, tem 7 vitórias, 4 empates e 1 de rrota.
Se o time paulista é o melhor mandante da competição, o Coxa é o melhor visitante, com 6 vitórias, 3 empates e 3 derrotas fora de casa.
O técnico Mozart soma agora 18 vitórias, 10 empates e 8 derrotas desde que assumiu o Coritiba.
Escalação do Coritiba
Os desfalques no Coritiba eram os laterais Zeca (suspenso por cartões amarelos), Alex Silva (lesão muscular) e Bruno Melo (lesão muscular). Com isso, João Almeida assumiu a lateral-esquerda e o zagueiro Tiago Cóser foi improvisado na lateral-direita. Outra mudança, por opção do técnico Mozart, foi a entrada do ponta Clayson no lugar de Iury Castilho.
Esquema tático
Mozart manteve o esquema tático 4-2-3-1, com Filipe Machado (direita) e Sebástian Gómez (esquerda) como volantes. A linha de três tinha Lucas Ronier (direita), Josué (centro) e Clayson (esquerda).
Escalação do Novorizontino
Os desfalques no Novorizontino eram o zagueiro Renato Palm, o volante Marlon, o meia Tavinho e os atacantes Nathan Fogaça (ex-Coritiba), Airton Moisés, Vitinho e Pablo Dyego. Outros quatro ex-Coxa começaram no banco: o atacante Robson, o meia Matheus Frizzo, o lateral Patrick Brey e o volante Willian Farias.
Primeiro tempo
O primeiro tempo teve domínio do Coritiba, que atacou forte pelo lado esquerdo, com os avanços de João Almeida, o apoio de Sebas Gómez e a qualidade de Clayson. O Novorizontino tentou compensar na base da correria e da força física, mas não conseguiu. Prevaleceu o bom toque de bola do Coxa. O gol do time paranaense saiu aos 17 minutos. Após boa jogada pela esquerda, Lucas Ronier pegou rebote na área e chutou no canto: 1 a 0.
Segundo tempo
O Novorizontino voltou mais ofensivo do intervalo e partiu com tudo para o ataque. O Coxa mostrou solidez defensiva e explorou alguns contra-ataques. Aos 15, as primeiras substituições no visitante, com as entradas do ponta Iury Castilho e do centroavante Gustavo Coutinho. Aos 20, entraram o meia De Pena e o volante Geovane. Aos 27, Tiago Cóser acabou substituído pelo zagueiro Guilherme Aquino.
Empate com a ‘Lei do Ex’
A pressão do Novorizontino parecia controlada, sem criar chances. Mesmo assim, o mandante chegou ao empate aos 31. Raí Ramos chutou de longe e Matheus Frizzo, na marca do pênalti, desviou para o cantinho: 1 a 1. Valeu a ‘Lei do Ex’.
Gol da vitória
A vitória do Coxa veio aos 41, em bela jogada de Gustavo Coutinho e Carlos De Pena para Lucas Ronier, que recebeu na área, fintou o zagueiro e chutou no canto: 2 a 1.
Estatísticas
No total dos 90 minutos, o Coritiba teve 42% de posse de bola, 9 finalizações (4 no gol) e 17 faltas cometidas. O Novorizontino somou 18 arremates (3 certos) e 14 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.
- NOVORIZONTINO 1×2 CORITIBA
- Novorizontino: Airton; Raí Ramos, César Martins, Dantas, Patrick (Oyama) e Mayk (Tocantins); Jean Irmer (Bruno José), Fábio Matheus, Rômulo (Robson) e Waguininho (Matheus Frizzo); Caio Dantas. Técnico: Umberto Louzer
- Coritiba: Pedro Morisco; Tiago Cóser (Guilherme Aquino), Maicon, Jacy e João Almeida; Filipe Machado (Geovane) e Sebastián Gómez; Lucas Ronier, Josué (De Pena) e Clayson (Iury Castilho); Dellatorre (Gustavo Coutinho). Técnico: Mozart
- Gols: Lucas Ronier (17-1º e 41-2º), Matheus Frizzo (31-2º)
- Cartões amarelos: Rômulo, Patrick, Oyama, Matheus Frizzo, Bruno José (N). Dellatorre, Lucas Ronier (C).
- Árbitro: Afro Rocha de Carvalho Filho (PB)
- Local: Estádio Jorge de Biasi, em Novo Horizonte (SP)
- PRINCIPAIS LANCES
- Primeiro tempo
- 3 – Filipe Machado lança para a ponta. Tiago Cóser cruza. Jacy quase alcança na pequena área.
- 7 – Tiro de meta. Airton lança nas costas da defesa. Rômulo dispara, mas é alcançado por João Almeida, que salva o Coxa.
- 8 – Lucas Ronier chuta de fora da área. A bola vai ao lado.
- 17 – Gol do Coritiba. Clayson cruza da ponta-esquerda. Jean corta mal. Lucas Ronier pega rebote dentro da área e fuzila o goleiro.
- 19 – Josué enfia. Dellatorre invade a área e chuta cruzado. Airton rebate. Sebas Gómez chuta em cima do goleiro.
- Segundo tempo
- 9 – Rômulo chuta de fora da área. Morisco espalma.
- 24 – De Pena cobra escanteio. Iury Castilho cabeceia sobre o gol.
- 28 – Bruno José chuta de meia-lua. A bola desvia e sobra para Robson, na cara do gol. Morisco sai bem, por baixo, e abafa.
- 31 – Gol do Novorizontino. Raí Ramos chuta de longe. Dentro da área, Matheus Frizzo desvia e a bola morre no cantinho.
- 34 – Escanteio. Lucas Ronier cruza. Gustavo Coutinho cabeceia no ângulo. Airton salva.
- 41 – Gol do Coritiba. Coutinho rola para De Pena, que toca de 1ª para Ronier, na área. Ele finta o último zagueiro e chuta no canto.
- 47 – Contra-ataque. Sebas Gómez arrisca da entrada da área e a bola passa perto do ângulo.