Coxa5
Robson comemora: foi dele o gol que abriu o caminho para a goleada coxa-branca (Foto: Valquir Aureliano)

O Coritiba superou neste domingo (28 de janeiro) um desafio de nível Série B. Jogando no Couto Pereira contra o Operário, que também disputará a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro em 2024, o time do Alto da Glória mostrou uma boa postura defensiva e foi eficiente no ataque para golear o adversário de Ponta Grossa por 4 a 0, com um gol do artilheiro Robson Fernandes (marcado no primeiro tempo, o quarto dele na temporada), dois de Matheus Frizzo e outro do aniversariante Jean Pedroso (os últimos três anotados na segunda etapa).

ATUAÇÕES: Matheus Frizzo faz dois gols e é a estrela em jogo com muitos destaques no Coxa

PÓS-JOGO: Guto Ferreira revela que Gabriel pediu para não jogar contra o Operário: “Disse que não se sentia emocionalmente em condições”

Com o placar, o Coxa segue invicto no Campeonato Paranaense, com três vitórias e um empate em quatro rodadas, e alcança a liderança da competição: tem 10 pontos, superando na tabela o Cianorte, que perdeu de virada para o PSTC e estacionou nos nove pontos. O Fantasma, por sua vez, tem quatro pontos e está em sétimo lugar.

Na próxima rodada, o Coritiba visita o Azuriz na quinta-feira (1º de fevereiro), às 20h30, enquanto o Operário joga no mesmo dia e horário no Germano Krüger, contra o Maringá.

A QUESTÃO DO GOLEIRO

O Coxa entrou em campo com uma importante novidade no gol: o jovem Benassi, de 20 anos.

Gabriel, 31 anos, foi titular diante do PSTC (3 a 1) e do Londrina (3 a 3), levou gols em ambos e agora ficou fora da relação de convocados. Já Pedro Morisco, que tem 20 anos e seria a primeira opção, jogou diante do São Joseense (vitória por 2 a 0), mas foi expulso do banco de reservas na partida contra o Londrina e teve de cumprir suspensão.

Abriu-se caminho, então, para a entrada do goleiro Benassi, de 20 anos, que veio da Ferroviária-SP e teve uma boa estreia no Alto da Glória, com três defesas importantes quando o placar ainda estava empatado ou o Operário lutava para buscar o empate.

ESCALAÇÃO DO CORITIBA

Seguindo o planejado para as 11 partidas iniciais do Paranaense, o técnico Guto Ferreira promoveu mais uma vez um rodízio no time alviverde. Além da estreia do jovem Benassi, o onze inicial coxa-branca apresentou outras cinco mudanças em relação ao jogo anterior, com as entradas do lateral-direito Natanael, do zagueiro Maurício Antônio, dos meio-campistas Vini Paulista e Matheus Frizzo e do atacante Edu nas vagas de Diogo Batista, Reynaldo, Geovane Meurer, Fabrício Daniel e Éberth.

Os desfalques, por sua vez, foram (além de Pedro Morisco) os volantes Bruno Gomes (seleção sub-23), Sebá Gómez (lesão) e Andrey (que faz um trabalho especial de recuperação física), o ponta Alef Manga (suspenso) e o centroavante Slimani (que defendeu a seleção da Argélia na Copa Africana de Nações).

PRIMEIRO TEMPO

A primeira etapa foi movimentada no Couto Pereira, com os visitantes criando a primeira chance de gol, aos oito minutos, em chute de fora da área de Felipe Augusto bem defendido por Benassi.

O Coxa, porém, respondeu rapidamente e conseguiu abrir o placar logo em sua primeira oportunidade mais clara, aos 13. No lance, o goleiro Rafael Santos falhou ao tentar cortar um cruzamento, Vini Paulista chutou no travessão e na sequência Robson apareceu bem posicionado na área para completar de cabeça pro fundo do gol: 1 a 0.

O Fantasma ainda levou perigo em mais duas ocasiões na etapa inicial, aos 26 minutos (com Maxwell aproveitando uma falha de Natanael dentro da área) e aos 36 (em belo chute de fora da área de Felipe Augusto). Na primeira oportunidade, Benassi trabalhou bem mais uma vez. Na segunda, a bola parou no travessão.

Mas ainda houve uma terceira bola na trave no primeiro tempo. Foi aos 30 minutos de jogo, depois de uma cobrança de escanteio do Coxa que resultou em três chances consecutivas para o time da casa ampliar a vantagem no placar – numa delas, Maurício Antônio mandou a bola no travessão.

SEGUNDO TEMPO

Na volta do intervalo, mais uma mudança por lesão no Coritiba, com o zagueiro Thalisson Gabriel saindo para a entrada de Jean Pedroso (no primeiro tempo, aos 20, Éberth já havia substituído Edu no ataque). Aos 24, foi vez de Fransérgio e Fabrício Daniel suplantarem Robson e Éberth. E aos 32, Matheus Bianqui entrou no lugar de Vini Paulista.

A partida seguiu equilibrada no início da etapa complementar. O Operário buscava ter mais volume de jogo para conseguir chegar ao empate, mas a defesa coxa-branca estava bem postada para segurar o ímpeto adversário.

Isso até os 14 minutos, quando o Coritiba conseguiu fazer uma boa trama ofensiva pela direita, em jogada que terminou com Robson cruzando rasteiro para Figueiredo tentar finalizar de letra. Rafael Santos conseguiu a defesa, mas deu o rebote e Matheus Frizzo não perdoou: 2 a 0.

Nocauteado, o Fantasma já não ofereceu mais resistência e acabou tomando o terceiro gol aos 30 minutos, numa rebatida do goleiro que Matheus Frizzo aproveitou para acertar um belo chute e transformar a vitória coxa-branca em goleada.

Aos 43, foi vez do zagueiro Jean Pedroso aparecer no meio da zaga do Operário após cobrança de falta de Figueiredo e usar a cabeça para dar números finais ao confronto: 4 a 0 para o Coritiba, para a festa da torcida presente no Couto Pereira.

CORITIBA 4 x 0 OPERÁRIO

Coritiba: Benassi; Natanael, Thalisson (Jean Pedroso), Mauricio Antônio e Jamerson; Arilson e Vini Paulista (Matheus Bianqui); Robson (Fransérgio), Matheus Frizzo e Figueiredo; Edu (Éberth) (Fabrício Daniel). Técnico: Guto Ferreira
Operário: Rafael Santos; Sávio, Willian Machado, Índio (Rodrigo Lindoso) e Arthur Neves; Jacy, Vinicius Diniz (Guilherme Pira), Cássio Gabriel (Neto Paraíba) e Maxwell (Felipe Garcia); Felipe Augusto e Ronaldo (Marcelo Cirino). Técnico: Rafael Guanaes
Gols: Robson (13-1º), Matheus Frizzo (14 e 30-2º) e Jean Pedroso (43-2º)
Cartões amarelos: Ronaldo, Índio (O)
Árbitro: Kleber Daniel Gonçalves Silva
Local: Couto Pereira, domingo, às 18h30

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

8 – Felipe Augusto recebe pela direita, ajeita para o meio e chuta forte de fora da área. Benassi se estica e espalma. Escanteio para o Operário.

13- Gol do Coritiba! Cobrança de escanteio de Frizzo, o goleiro do Operário sai mal do gol e soca a bola num jogador do Coxa. A zaga tenta afastar, mas acaba “espanando” a bola. Vini Paulista aproveita o rebote e chuta forte, no travessão. Mas Robson aparece dentro da área e sobe mais que a zaga para cabecear e completar pro gol.

25 – Bola cruzada na área do Coxa, a zaga afasta e a sobra fica com Willian Machado, na entrada da área. Ele tenta um chute de voleio e manda longe do gol.

26 – Natanael se atrapalha com a bola dentro da área e é desarmado por Maxwell, que fica com a posse. Com ângulo apertado para finalizar, ele chuta forte, em cima de Benassi, que fecha bem o canto e faz mais uma boa defesa.

30 – Cobrança de escanteio do Coxa, Robson cabecebia e o goleiro espalma. No rebote, Maurício Antônio chuta no travessão e em seguida Arilson ainda insiste, cruzando para Figueiredo chegar batendo bonito de dentro da área, de voleio. O chute passa ao lado do gol.

35 – Figueiredo recebe na intermediária e resolve arrisca um chute de longe, que vai muito longe do gol.

36 – Ronaldo dá uma erguida na bola pela esquerda para a passagem de Felipe Augusto, que já chega chutando bonito da entrada da área, acertando uma bomba. A bola explode no travessão!

Segundo tempo

10 – Ronaldo arrisca um chute da entrada da área e manda longe do gol.

14 – Gol do Coritiba! Bola bem trabalhada pelo ataque coxa-branca na direita. Robson cruza e Figueiredo tenta finalizar com um toque de letra. Rafael Santos defende na primeira, mas Matheus Frizzo aparece para completar na sobra.

16 – Felipe Augusto dispara pela intermediária, passa por dois marcadores e chuta de fora da área, ao lado do gol.

19 – Neto Paraíba chuta de longe e manda uma bomba de pé direito, na diagonal. Benassi cai no canto e espalma.

30 – Gol do Coritiba! Bola cruzada na área do Operário, o goleiro Rafael Santos espalma, mas entrega nos pés de Matheus Frizzo. O meia domina e chuta firme pro gol, balança a rede mais uma vez.

35 – Matheus Frizzo nota o goleiro fora da meta e arrisca um chute de longe. A bola vai para fora e leva perigo.

43 – Gol do Coritiba! Cobrança de escanteio de Figueiredo. Jean Pedroso sobe no meio da zaga e cabeceia firme pro gol.