O Coritiba enfrenta o Volta Redonda nesta sexta-feira (4), às 19 horas, no Couto Pereira, pela 15ª rodada da Série B. O time paranaense vive boa fase, está na vice-liderança e possui a melhor defesa, com 6 gols sofridos. Terá pela frente um rival na zona de rebaixamento e que tem o pior ataque da competição, com 7 gols marcados.
- Coritiba enfrenta todos os times da zona de rebaixamento nas próximas cinco rodadas
- Coritiba lança campanha para chegar a 30 mil sócios até o fim deste mês
- Coritiba vence o Athletico no Atletiba 395 e chega à 30ª vitória no estádio rival
A partida será transmitida pela ESPN (TV fechada) e pelo Disney Plus (streaming).
Calendário
Pela tabela, nas próximas cinco rodadas, o Coritiba terá pela frente quatro adversários que estão na zona de rebaixamento. Além do Volta Redonda (17º, com 14pontos) nesta sexta-feira, o time paranaense enfrenta também o Paysandu (hoje o 19º colocado, com 13 pontos), no dia 19; o Athletic-MG (atual lanterna, com 12 pontos) no dia 22; e o Amazonas (hoje o 18º, com 14 pontos), no dia 26. A exceção da turma é o CRB (atual 6º colocado, com 21 pontos), contra quem o time paranaense joga no dia 10.
Boa fase
Na Série B, o Coritiba ocupa a 2ª posição, com 27 pontos. Soma sete jogos invictos e nesse período levou apenas um gol. Pode até chegar à liderança na 15ª rodada, se vencer e o Goiás (29 pontos) não bater o Criciúma, no dia 8. Dentro do Alto da Glória, a ordem é não relaxar. “É uma alegria viver essa fase, mas não podemos bobear, pois a Série B é bastante longa”, disse o lateral Zeca, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (3). “Aqui não tem relaxamento, pois no futebol temos que provar diariamente”.
Finalizações
O Volta Redonda está na zona de rebaixamento e tem o pior ataque da Série B, com 7 gols marcados em 14 jogos. Mas não é por falta de tentativa. O time carioca lidera o ranking de finalizações na competição, com 17,1 por jogo. A título de comparação, o Coritiba arremata apenas 11,4 vezes por jogo e aparece como 2º pior nesse quesito, à frente apenas do Botafogo-SP (10,7 por jogo). Uma explicação estaria na pontaria: o Volta acerta apenas 3,9 bolas a gol por jogo. O Coritiba 3,5 finalizações certas por partida.
Posse de bola
Além disso, o Volta Redonda soma 56,2% de posse de bola em média na Série B (2º com mais posse, atrás do América-MG), ao passo que o Coritiba tem 53,7% de posse em média. Em número de passes, o time paranaense também está levemente atrás: 359,9 por jogo, contra 368,6 da equipe do Rio de Janeiro.
Escalação do Coritiba
Para esta sexta-feira, o Coritiba tem apenas uma dúvida. O volante Sebá Gomez sentiu uma lesão no clássico com o Athletico, no sábado (28). Se ele não jogar, Walisson e Vini Paulista disputam a vaga. O lateral-direito Alex Silva está lesionado há algumas rodadas. Com isso, Zeca será mantido no lado direito e o zagueiro Bruno Melo jogará de lateral-esquerdo. O técnico Mozart deve repetir o esquema 4-2-3-1, que ainda tem Maicon e Jacy na zaga, Filipe Machado e Sebá Gomez de volantes, Lucas Ronier e Iury Castilho nas pontas, Josué de meia e Dellatorre de centroavante.
Escalação do Volta Redonda
O técnico do Volta Redonda, Rogério Correia, pode ter o retorno do volante Robinho diante do Coritiba. Ele não atuou na última partida – vitória de 1 a 0 sobre o Operário de Ponta Grossa. Nessa ocasião, Correia escalou o time num 4-2-3-1. Mas o treinador pode usar um esquema com três zagueiros, dois alas, dois volantes, dois meias e um atacante. Nesse caso, o zagueiro Gabriel entraria na equipe em lugar do ponta Vitinho.
Coritiba x Volta Redonda
- Coritiba: Pedro Morisco; Zeca, Maicon, Jacy e Bruno Melo; Filipe Machado e Sebá Gomez (Walisson ou Vini Paulista); Lucas Ronier, Josué e Iury Castilho; Dellatorre. Técnico: Mozart.
- Volta Redonda: Jean Drosny; Welington Silva, Bruno Barra, Gabriel Bahia e Sanchez; Pierre e André Luiz (Robinho); Vitinho (Gabriel), Raí e MV; Ítalo.
- Árbitro: Alisson Sidnei Furtado (TO)
- Local: Couto Pereira, em Curitiba, sexta-feira, às 19 horas