Depois de garantir uma vitória improvável contra o São Paulo num Morumbi lotado, o Coritiba está de volta. Uma das sensações no começo de Campeonato Brasileiro, o time havia caído vertiginosamente de produção e chegou a entrar na zona de rebaixamento. Com o triunfo fora de casa, porém, saltou para o 12º lugar e resgatou a confiança. Agora, a missão dos comandados do técnico Marcelo Oliveira será fazer as pazes com o torcedor. 

É que o Coxa não vence há seis rodadas dentro de casa. O último triunfo foi há quase dois meses, no dia 7 de junho, quando o time superou o Palmeiras por 1 a 0, em duelo válido pela 5ª rodada do Brasileirão. Desde então, acumulou tropeços contra Atlético-MG (0 x 2), Fluminense (1 x 2), Sport (0 x 3), Vasco (2 x 2, na Vila Capanema), Corinthians (0 x 0) e Bahia (0 x 0).

Neste domingo, contra a Chapecoense, será a chance de a equipe recuperar a força dentro de seus domínios. Mas não só isso: se vencer, o time chegará aos 25 pontos, afastará o fantasma do rebaixamento e terá grandes chances de fechar o primeiro turno entre os 10 primeiros da competição, algo que só aconteceu três vezes na era dos pontos corridos – em 2008, 2011 e 2013 (confira abaixo).

Começamos o campeonato muito bem. Infelizmente, demos vaciladas. Em alguns jogos, até fomos bem, mas erros individuais custaram as vitórias. Agora temos um jogo difícil contra a Chapecoense e temos que somar pontos. Só somar pontos, não. Temos que ganhar porque faz seis jogos que não ganhamos em casa, disse o meia-atacante Rildo, um dos destaques do time do Alto da Glória na partida contra o São Paulo.

Para o duelo no Couto Pereira, o time paranaense contará com os retornos do zagueiro Luizão, do lateral-esquerdo William Matheus e do atacante Henrique Almeida, que estava suspensos na última rodada. O primeiro deve assumir a titularidade na zaga ao lado de Márcio, enquanto o lateral disputa posição com Carleto, autor de um dos gols na vitória no Morumbi, e o atacante briga com Alecsandro pela titularidade – o filho de Lela foi o capitão da equipe no duelo contra os paulistas e teve boa atuação.

Por outro lado, os desfalques ainda são numerosos. Os zagueiros Werley, Thalisson Kelven e Wallison Maia, o lateral-esquerdo Henrique, o meio-campista Anderson, o meia Daniel e o ponta Iago estão lesionados. Além deles, o atacante Kleber cumpre suspensão imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Assim, o Coritiba deve entrar em campo com a seguinte escalação para o jogo de domingo, às 16 horas, no Couto Pereira: Wilson; Léo, Márcio, Luizão e William Matheus (Carleto); Jonas (Tiago Real), Alan Santos, Galdezani e Yan Sasse e Rildo; Alecsandro (Henrique Almeida).

Campanhas do Coritiba no 1º turno do Brasileirão

2016: 21 pontos, 15º lugar

2015: 18 pontos, 18º lugar

2014: 17 pontos, 18º lugar

2013: 28 pontos, 8º lugar

2012: 19 pontos, 15º lugar

2011: 26 pontos, 9º lugar

2010: 2ª divisão

2009: 19 pontos, 16º lugar

2008: 32 pontos, 6º lugar

2007: 2ª divisão

2006: 2ª divisão