Mesmo com um jogador a menos, com a expulsão de Júnior Caiçara, o Santo André venceu neste sábado, 15, o Coritiba, no Couto Pereira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Preocupado com a Copa do Brasil, no jogo de terça-feira, o time da capital paranaense poupou jogadores e acabou sendo derrotado em casa por 2 a 4. O teste do técnico Renê Simões foi criticado pela torcida. Com o resultado, o Coritiba fica na lanterna no Campeonato Brasileiro, pelo menos até a rodada que termina amanhã, domingo. O próximo compromissso será contra a Ponte Preta pela Copa do Brasil.


O Santo André aproveitou bastante as oportunidades que teve, apesar da pressão sofrida nos primeiros momentos do jogo. O placar no Couto Pereira foi aberto aos 4 minutos do primeiro tempo, quando, num lance bem trabalhado, após cruzamento de Heffner, Renatinho apareceu livre para tocar para o gol e abrir o placar, fazendo 1 a 0 para o Coritiba. Não demorou muito, e o Santo André descontou aos 10 minutos: Nunes levantou na área e Pablo Escobar cabeceou livre, no canto esquerdo do goleiro Edson Bastos. Aos 37 minutos, o Santo André vira com Pablo Escobar, que bateu da entrada da área, Antônio Carlos desviou de cabeça e a bola entrou no lado direito do goleito do Coritiba. Um minuto depois (38 minutos), Marcelinho Carioca faz o terceiro para o Santo André.


O Coritiba foi para o segundo tempo desorganizado e desmotivado. Foram tentadas várias bolas, mas a individualidade imperou. Era percebida falta de entrosamento, que complicava o esquema tático escolhida pelo técnico do Coritiba, Renê Simões. Aos 38 minutos, num contra-ataque rápido, Gustavo Nery cruzou para Bruno César, que ficou livre para bater e Edson Bastos sofreu o quarto gol da partida. E aos 39, o Coritiba consegue diminuir com Marcos Aurélio, que chutou forte. O goleiro Neneca deu rebote e Marcelinho Paraíba tocou para o gol vazio, marcando o segundo gol do Coritiba.


Surpresa – Ao sair de campo, Carlinhos Paraíba disse que a equipe não esperava essa derrota e o time teria entrado confiante. “Estamos esperando o jogo da Copa do Brasil. Vamos nos recuperar e ficar bem posicionado, tanto na Copa do Brasil, quanto no Campeonato Brasileiro”, apostou.
O técnico do Coritiba, Renê Simões, afirmou que não estava arrependido do teste e que teria que revezar e descansar jogadores. “Tive que poupar alguns atletas. Mas em relação ao jogo, a equiipe esteve bem posicinnada. O adversário teve sorte e mexeu com o humor grupo”, afirmou. Para ele, o Santo André teve boa marcação. O treinador também disse que não há elenco para fazer duas equipes: “estamos lutando por contratações e não precisávamos desta derrota para saber disso”. Renê lamentou que os jogadores não conseguiram chegar pelos lados, onde havia mais falha do adeversário. “O jogo foi muito centralizado”, concluiu.