William Thomas em entrevista coletiva
William Thomas em entrevista coletiva (Crédito: Divulgação/Coritiba/Gabriel Thá)

O diretor executivo de futebol do Coritiba, William Thomas, confirmou um reforço para a Série B do Campeonato Brasileiro. É o volante Morelli, do Maringá, que jogou o Brasileirão de 2023 pelo Goiás. Em entrevista coletiva, nessa quarta-feira (dia 3), Thomas explicou a busca por mais contratações na próxima janela de transferências, falou sobre o orçamento estabelecido pela SAF do clube e comentou possíveis saídas de jogadores.

REFORÇOS
“A avaliação é diária, é permanente. Não somente dos atletas e do trabalho que é realizado, mas também de toda uma estrutura funcional que está por trás. Hoje nós temos aproximadamente 50 profissionais que estão envolvidos diretamente na relação com o treinamento e com os jogos. Um clube que quer ser competitivo está sempre monitorando, está sempre avaliando o mercado, identificando as oportunidades que podem surgir. Temos uma contratação já praticamente confirmada, falta apenas a assinatura, o Morelli, do Maringá”

REFORÇOS EXPERIENTES
“Estamos trabalhando com muito afinco para buscar uma maior competitividade para o nosso plantel, porque a gente sabe que a competição vai exigir um plantel mais robusto, mais consistente, mais equilibrado. Isso não passa exclusivamente por idade do atleta, mas sim pelo perfil”

ORÇAMENTO
“Percebo que existe esse alinhamento entre todas as áreas e é assim que um clube estruturado e organizado deve acontecer. Hoje nós temos condições de nos reforçar, sim, dentro daquilo que foi já estabelecido orçamentariamente”

DIVERGÊNCIAS SOBRE ORÇAMENTO
“Estou aqui há aproximadamente 10 dias e não presenciei nenhuma discordância daquilo que me foi proposto desde quando eu cheguei aqui. Muito pelo contrário, há um incentivo bem grande, há um entusiasmo das pessoas que lideram o projeto, e nós estamos trabalhando com uma sincronia e com uma coordenação muito grande, desde o CEO, o departamento financeiro, os acionistas e o projeto de futebol. Então, da minha parte, não vi obstrução ou resistência nenhuma. Tudo o que levamos de informação e oportunidade até agora foi bem aceito, ao menos aquilo que está sendo consolidado, que foi o caso deste atleta, que acabei de falar, o Morelli, mas também das oportunidades que estamos aventando, a negociar e buscar como contratações para o plantel”

POSIÇÕES DOS REFORÇOS
“Falar sobre posições, temos uma certa cautela. Temos três ou quatro posições que a gente busca, não só a alternativa, mas a equiparação e a complementariedade”

JANELAS DE TRANSFERÊNCIA DE ABRIL E DE JUNHO
“A janela do meio do ano te abre um leque muito maior a nível internacional. Hoje o número de estrangeiros aumentou para o futebol brasileiro”

SAÍDAS DE JOGADORES
“O Coritiba hoje é um clube extremamente reconhecido pela sua competência na formação de atletas. Então, é natural que existam contatos e consultas com relação aos atletas que aqui estão. O mercado também nos observa. A qualquer momento a gente pode ter saídas”

REAÇÃO APÓS CORITIBA SER ELIMINADO DA COPA DO BRASIL E DO PARANAENSE
“Não há satisfação, não há comodidade, tanto da direção como da comissão técnica e, principalmente, dos atletas. O que me deixou ainda mais entusiasmado é ver o perfil de compromisso que os atletas têm aqui com a instituição. Há uma resiliência e, ao mesmo tempo, um desafio de melhorar essa produtividade e que a gente possa seguir melhorando o dia a dia”