Ferroviária x Coritiba: escalações, onde assistir e duelo contra velhos conhecidos

O Coritiba enfrenta a Ferroviária, em Araraquara (SP), nesta sexta-feira (dia 2) às 21h35, pela sexta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro

Silvio Rauth Filho
O zagueiro Guilherme Aquino, do Coritiba, embarca para Araraquara

O zagueiro Guilherme Aquino, do Coritiba, embarca para Araraquara (Crédito: Divulgação/Coritiba/Gabriel Thá)

O Coritiba enfrenta a Ferroviária, em Araraquara (SP), nesta sexta-feira (dia 2) às 21h35, pela sexta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O time paranaense tem 10 pontos e joga para se manter no G4. A equipe paulista somou 6 pontos e está no meio da tabela.

O jogo terá transmissão gratuita pelo canal Desimpedidos no Youtube e pela Rede TV (TV aberta). As opções pagas são ESPN e Disney+.

Desfalques

O técnico Mozart segue sem contar com o goleiro Pedro Morisco (fase final de aprimoramento físico, após fratura na mão esquerda), com os pontas Nicolas Careca (transição com a preparação física após lesão muscular) e Everaldo (em transição com a preparação física após lesão no bíceps femoral) e com o centroavante Dellatorre (entorse no tornozelo).

Os jogadores relacionados pelo Coritiba para o jogo (Crédito: Divulgação/Coritiba)

Escalação

Os quatro lesionados já não atuaram nas últimas rodadas. Com isso, Mozart pode repetir a escalação da vitória sobre o Operário. Nos últimos jogos, ele usou o volante Wallisson como extremo pela direita (ponta-direita) e colocou Lucas Ronier no lado esquerdo. O esquema tático é o 4-2-3-1, com Josué como meia ofensivo centralizado, entre os dois extremos (pontas). Os dois volantes são Filipe Machado (direita) e o Sebá Gómez (esquerda).

Velhos conhecidos

A Ferroviária tem vários velhos conhecidos do futebol paranaense. Um deles é o meia Thiago Lopes, 28 anos. Revelado nas categorias de base do Coritiba, estreou como profissional em 2015 e ficou no Alto da Glória até 2020. Foram 112 jogos e sete gols pelo Coxa.

O meia Thiago Lopes, em 2018, pelo Coritiba (Crédito: Geraldo Bubniak)

Depois, Thiago Lopes jogou por Vitória, Sport e Náutico. Em 2025, disputou o Paulistão pelo Noroeste. Chegou à Ferroviária para a Série B e atuou nas cinco rodadas até agora – três como titular. Marcou um gol – foi na vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-GO.

Wesley Pomba

O ponta Wesley Pomba, que ficou no Coritiba em 2024 e no início de 2025, foi vendido à Ferroviária em março. Os valores não foram divulgados. Desde então, só disputou cinco jogos (dois como titular). Não fez gols ou assistências. O jogador, de 22 anos, foi revelado pelo Grêmio e chegou a disputar um torneio com a seleção brasileira sub-15.

Melhor na Série A2

O destaque da Ferroviária no primeiro semestre foi o meia-ponta Juninho, 29 anos. Revelado na base do Palmeiras, ele se destacou pelo Paraná Clube em 2020. Ele está no clube paulista desde 2024 e foi o grande nome do time paulista na Série C do ano passado, com sete gols em 23 partidas. Em 2025, soma quatro gols em 20 jogos.

Ex-Paraná Clube

Outro ex-Paraná Clube do elenco é o meia Albano (27 anos, ex-Goiás), que atuou no clube da Vila Capanema em 2022. O volante/lateral Ricardinho, 36 anos, é mais que defendeu o Paraná Clube – foi nas temporadas 2014 e 2015. O jogador, ex-Guarani e Sport, também atuou pelo Operário em 2022.

Artilheiro

O artilheiro da Ferroviária em 2025 é o atacante Quirino, 31 anos, com sete gols em 19 jogos. Ele foi revelado na base do Londrina e ficou no clube até 2016. Também defendeu o Operário, de Ponta Grossa, de 2017 a 2019.

Melhor na Série B

O melhor jogador da Ferroviária na Série B, segundo o ranking Sofascore, é o zagueiro Gustavo Medina, 23 anos, revelado no próprio clube.

Temporada irregular

A Ferroviária faz uma temporada irregular em 2026. O time disputou a segunda divisão do Campeonato Paulista, chamada de Série A2, e caiu nas quartas de final, eliminado pelo Ituano. No total, somou 7 vitórias, 4 empates e 6 derrotas na competição. Na Série B, somou uma vitória (Atlético-GO), três empates (Volta Redonda, Amazonas e Remo) e uma derrota (para o Cuiabá).

Duelo de defesas

O jogo é o duelo das duas defesas menos vazadas da Série B. Os dois times só sofreram dois gols em cinco rodadas.

Os estilos de jogo, porém, são diferentes. O Coxa é o segundo melhor da competição em passes certos (391 por jogo) e o segundo com mais posse de bola (59%), mas fica apenas 18º lugar em desarmes (12,4 por jogo), segundo dados são do Sofascore. Ou seja, a equipe de Mozart tenta controlar o jogo também quando está com a bola, e não apenas nas fases defesivas.

Já a Ferroviária é a segunda melhor em desarmes (19,2 por jogo), mas está entre os piores nos passes (13º) e posse de bola (13º).