
O head esportivo do Coritiba, René Simões, publicou um texto no seu Instagram lamentando o baixo nível e a falta de educação no futebol brasileiro. Na publicação, ele elogia o técnico dos juniores do São Paulo, Alex, e defende o ‘jogo bonito’. Ele também relata que providências tomou internamente no clube.
Veja o texto, na íntegra:
“Educação. Ou será assim ou não seremos nada!
No fim do jogo de São Paulo x Palmeiras, sábado pela semi final da Copinha, o treinador @alexcfc10 foi até um jogador para dar conselhos.
Logo depois, ele é entrevistado e fala que precisamos educar os nossos jogadores. Há coisas que não devemos fazer em campo, pois isso estimula que atos injustificáveis, como o que aconteceu do torcedor com a faca, se justifiquem no contexto de que tudo é preciso e possível para se ganhar uma partida.
Eu venho falando isso há anos. Precisamos educar nossos atletas pelo jogo bonito, jogado dentro das regras. Está feio ver nossos jogos, paga-se por 90 minutos e o que se vê não passa de, no máximo, 50% de bola rolando.
Há de tudo em nome da ‘malandragem’. Faz-se de tudo para ludibriar o árbitro. O árbitro faz de tudo para que o jogo vá no ritmo que ele suporte. E aí, a intensidade que precisamos para igualar com as grandes forças mundiais, fica cada vez mais distante.
Em cadernos metodológico de alguns clubes, há a orientação de parar a jogada com falta ‘técnica ou tática’. Não aceito isso. Falta não é um componente do jogo bonito, é um acidente indesejado e por isso é punido pela arbitragem. Elas podem acontecer por diversas razões e nunca por intenção.
Artes cênicas, não! Gandulas segurando e escondendo bolas, também não! Árbitros mal condicionados fisicamente, óbvio que não! VAR levando três minutos e não sendo acrescido no tempo, pelo amor de Deus, não!
Um dias desses, um dos nossos jovens cometeu uma falta muito feia na Copinha. Levantei a ficha dele com todos do departamento de base. É um atleta com comportamento exemplar, pelo o que diz todos os relatórios. Nem por isso deixou de ser advertido e punido como medida socioeducativa.
Na vida aprendemos pelo amor ou pela dor, então, combinamos que aquele seria o primeiro dia do novo atleta. E ele será, com certeza, uma joia do Coxa.
Parabéns @alexcfc10, você me dá esperança de que a nova geração pensará o jogo bonito novamente e de forma educada.
#Vivacomfairplay #educação #futebol #futebolbrasileiro”