Divulgação/Coritiba – René Simões

O head esportivo do Coritiba, René Simões, criticou a Federação Paranaense de Futebol em texto publicado no Instagram, nessa segunda-feira (dia 14). Ele lamentou que o jogo em Cianorte tenha sido marcado para domingo às 18h30, apenas 67 horas depois da partida em Pouso Alegre (MG), pela Copa do Brasil. No texto, Simões também elogiou os jogadores e citou as condições do gramado no Interior do Paraná.

Veja o desabafo de René Simões, na íntegra:

“Causas x efeitos.

Quando nos utilizamos dessa forma de análise, acredito que tudo fica mais correto.

O primeiro erro foi quando, sem nenhum cuidado e respeito, não se preservou o fair play esportivo. Uma federação é feita de filiados e tem como principal responsabilidade cuidar deles. Não iríamos jogar em Curitiba, mas em Pouso Alegre, Minas Gerais.

Em 6 dias fizemos 2.136 km de deslocamento, sendo 60% de ônibus. Estivemos em 7 municípios, em 4 hotéis diferentes, 2 voos noturnos e fizemos 2 jogos decisivos para o nosso ano.

Um acabou em decisão por pênaltis, o outro foi em um campo de grama alta e encharcado, o time terminou o jogo se arrastando e com o controle emocional em frangalhos, mesmo assim saímos com a vitória.

O segundo erro foi a crítica pesada em cima de alguns atletas, sem haver nenhuma avaliação do que foi feito de esforço por eles para vencer esse jogo.

O grande erro do futebol brasileiro é só analisar resultados e execução.
Dominou bem, chutou mal, passou bem, finalizou sem pensar, não recompôs rápido, faltou velocidade. Claro que são componentes importantes para a avaliação do jogo, mas o porquê não fez também faz parte.

Cheguei em casa e o cansaço é tão assustador que em 50 anos na profissão jamais, repito, jamais passei por situação idêntica, que não consigo dormir.

Escrevo para parabenizar meus jogadores pela coragem, tenacidade e disciplina. Sei que é difícil mudar a cabeça das pessoas, mas tentarei sempre.

Lembre-se viva com fair play!”