Luciano Castán supera média de gols de zagueiros históricos do Coritiba

Silvio Rauth Filho

Valquir Aureliano - Luciano Castán comemora gol contra o Maringá: artilheiro

O zagueiro Luciano Castán, 32 anos, chegou à marca de 9 gols em 57 jogos pelo Coritiba no último domingo (dia 6), quando acertou um chute acrobático e empatou o jogo em 1 a 1 com o Maringá, no Couto Pereira. Em seguida, a equipe reagiu e fez 3 a 1 no time do Interior.

Com nove gols, Castán ainda está distante dos três maiores zagueiros-artilheiros da história do Coritiba: Emerson e Pereira, ambos com 21 gols, e Zambiasi, com 18 gols.

No entanto, a média de gols de Castán é superior a dois deles e também a outros zagueiros que fizeram história no Coritiba.

Com 9 gols em 57 jogos, a média de Castán é de 0,16 por partida, superando Pereira e Zambiasi. Os dados de gols e jogos até 2017 são do site Historiadocoritiba.com.br. O site, porém, não tem um ranking com os maiores zagueiros-artilheiros ou de melhores médias de gols. Os dados após 2017 são de planilhas do Bem Paraná. Portanto, não é possível afirmar qual zagueiro possui a melhor média de gols da história do clube.

HISTÓRICO
Luciano Castán chegou ao Coritiba no início de 2021. Marcou dois gols em dez jogos no Paranaense do ano passado. Na Série B, mais cinco gols em 36 rodadas. Entrou na seleção dos melhores jogadores da segunda divisão nacional – clique aqui para ver.

Em 2022, tem dois gols em sete jogos. Os gols foram nas vitórias sobre Londrina e Maringá.

Dos nove gols marcados, cinco foram de cabeça e outros quatro em chutes dentro da área.

Castán foi revelado no União São João. Depois rodou por Santos, Ponte Preta, Paraná, Bragantino, Sâo Bernardo, Portuguesa, Brest (França), Al-Khor (Catar) e CSA.