Valquir Aureliano – Roberto Acuña (esquerda) comanda o Coritiba: com Morínigo suspenso

Responsável por comandar o Coritiba neste domingo (29 de maio), contra o Botafogo, o auxiliar técnico do Coritiba, Roberto Acuña, tratou de exaltar a força do elenco coxa-branca após mais uma vitória no Couto Pereira. Para o jogo de hoje, o Coxa não teve seis jogadores considerados titulares, além do desfalque do técnico Gustavo Morínigo, suspenso por ter tomado o terceiro cartão amarelo.

Segundo Acuña, a exibição do Coritiba exalta as virtudes do plantel, dos jogadores que agurdavam por uma oportunidade para jogar. “Enfrentamos um time muito importante e estamos felizes pelos jogadores que não vinham jogando, tiveram uma oportunidade hoje e demonstraram que estão à altura do que é o Coritiba. Felicidades a eles, fizeram um bom trabalho”, destacou o paraguaio, ressaltando,em especial, a atuação do jovem zagueiro Márcio Silva, prata da casa e que fez sua estreia jogando pelo Brasileirão.

“Fez um jogo muito bom. Temos muita confiança nele, ano passado já esteve conosco e estamos contentes pela evolução que tem tido. Hoje mostrou que está em condições de jogar pelo Coritiba, que é um bom suplemento para o time. Estamos muito felizes com ele”, destacou Acuña. “Márcio era uma incógnita para a torcida, a imprensa, mas confiamos muito no que ele pode entregar. É um jogador que trabalha muito, está sempre procurando melhorar”, complementou.

Outro aspecto da atuação coxa-branca destacado pelo auxiliar técnico do Coxa foi a parte física,o desempenho físico dos atletas. Para Acuña, o grupo alviverde mostrou estar bem preparado fisicamente, o que é fundamental para uma disputa tão acirrada e de alto nível como na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. “Estamos trabalhando, queremos melhorar dia a dia, partida a partida, e hoje mostramos que estamos à altura do que é o Brasileirão, diante de um grande rival. Mas não vamos ficar por aqui, temos de seguir trabalhando, continuar melhorando algumas coisas. Mas estamos contentes pelo que fizemos em 95, 97 minutos. Foi um desgaste físico importante e soubemos o que fazer.”

Igor Paixão de saída?

Melhor em campo na vitória coxa-branca, o atacante Igor Paixão foi exaltado por Roberto Acuña. Para a tristeza da torcida coxa-branca, contudo, o auxiliar técnico do Coritiba revelou que não imagina o jovem atacante brilhando por muito mais tempo com a camisa alviverde, já que se vislumbra a possibilidade da jovem promessa ser negociada com o futebol europeu nas próximas janelas de transferências, agora no meio do ano ou ao final da temporada brasileira, em janeiro de 2023.

“Sempre ressaltamos que ele [Igor Paixão] precisa manter os pés no chão. Eu creio que é um jogador que, lastimavelmente, não vai durar muito no Coritiba pelo que está rendendo. Fez um gol muito importante para nós, mas seria egoísta da nossa parte dizer que queremos que fique aqui. O melhor para o jogador, eu creio, seria ir para a Europa o quanto antes, porque é um jogador que tem muita condição. Trabalhamos sempre com ele, tratamos de ser como pais para os jogadores mais jovens, para mostrar o caminho correto.”