Slimani em jogo da Copa do Mundo de 2014, na Arena da Baixada, em Curitiba (Crédito: Franklin de Freitas)

O centroavante Islam Slimani, 35 anos, foi titular da Argélia e atuou por 90 minutos no amistoso contra Cabo Verde, nessa quinta-feira (dia 12), na Argélia. O jogador do Coritiba participou com um gol e uma assistência na goleada por 5 a 1. A assistência foi para o meia Houssem Aouar, da Roma (Itália), marcar o terceiro gol. E o gol dele veio aos 44 do segundo tempo. A seleção africana venceu também com dois gols de Aouar, um do atacante Amoura, do Royale Union Saint-Gilloise (Bélgica), e outro do volante Zerrouki, colega de Igor Paixão no Feyenoord.

No jogo dessa quinta-feira, a Argélia contou também com duas assistências do ponta Riyad Mahrez, campeão da Champions League com o Manchester City e hoje no Al-Ahli, da Arábia Saudita. Outros destaques são o zagueiro/lateral Bensebaini (Borussia Dortmund), o zagueiro Mandi (Villarreal), o lateral Atal (Nice), e o atacante Gouiri (Stade Rennes).

Já Cabo Verde tem como principal nome o goleiro Bruno Varela, do Vitória de Guimarães, de Portugal. O time titular dessa quinta-feira era formado por jogadores que atuam por clubes da Europa e dos Estados Unidos. Um dos nomes conhecidos é o ponta Gary Rodrigues, que em 2019 foi comprado por 9 milhões de euros pelo Al-Ittihad (Arábia Saudita). Hoje ele está no Ankaragücü, da Turquia.

O gol de Cabo Verde foi do ponta Bebé, 33 anos, que em 2010 foi comprado por 8,8 milhões de euros pelo Manchester United. Hoje ele defende o Rayo Vallecano, da Espanha.

As escalações de Argélia e Cabo Verde (Crédito: Reprodução/Sofascore)

A Argélia volta a jogar na próxima segunda-feira (dia 16), nos Emirados Árabes, no amistoso contra o Egito. Depois da segunda partida, Slimani terá dois dias para chegar a Curitiba, para o duelo contra o Cuiabá, na próxima quarta-feira (dia 18).

Slimani é o maior artilheiro da história da seleção da Argélia, com 43 gols em 96 jogos. Pelo Coritiba, tem três gols em cinco jogos.

Na Data Fifa anterior, em setembro, Slimani não foi convocado. A seleção já estava classificada para a Copa Africana de Nações e o técnico da Argélia, Djamel Belmadi, 47 anos, aproveitou para fazer testes.

A Copa Africana será de 13 de janeiro a 11 defevereiro de 2024, na Costa do Marfim.

Técnico
Belmadi foi meio-campista do Paris Saint-Germain, atuando junto com o craque brasileiro Raí. Ele está no comando da seleção desde 2018 e foi campeão da África em 2019, com Slimani como ‘reserva de luxo’ – o centroavante entrou em dois jogos e foi titular apenas em um.

Preparação
Os amistosos de outubro servem de preparação para as Eliminatórias da Copa do Mundo, que começam em novembro para os africanos. A Argélia caiu no grupo formado por Uganda, Somália, Moçambique, Guiné e Botswana.

Nessa convocação, o técnico chamou quatro pontas (Mahrez, Bouanani, Belloumi e Benrahma) e dois atacantes versáteis: Amoura e Gouiri, que podem atuar em várias posições no setor ofensivo. O único centroavante com maior porte físico e estatura é Slimani.