Trio do Coritiba se apresenta a seleções para jogos na Data Fifa

Silvio Rauth Filho

Kuscevic (Crédito: Robson Mafra)

O centroavante Islam Slimani, 35 anos, o zagueiro Benjamín Kuscevic, 27 anos, e o ponta Kaio César, 19 anos, não vão participar do período de treinamentos do Coritiba nos próximos oito dias. O trio vai defender seleções nessa Data Fifa. O Campeonato Brasileiro teve jogos no fim de semana e retorna em 18 de outubro, quando o Coxa recebe o Cuiabá no Couto Pereira.

Slimani se apresenta à seleção da Argélia para dois amistosos. Kuscevic foi chamada para duas partidas pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. E Kaio César vai defender o Brasil nos Jogos Pan-Americanos – ele só volta ao clube em novembro.

Slimani volta a ser chamado

O centroavante argelino vai defender a sua seleção em amistosos contra Cabo Verde, nesta quinta-feira (dia 12), na Argélia, e no dia 16 (segunda-feira), nos Emirados Árabes, contra o Egito. Depois da segunda partida, ele terá dois dias para chegar a Curitiba, para o duelo contra o Cuiabá.

Slimani não tem sido usado por 90 minutos na Argélia. A última vez que começou e terminou uma partida pela equipe nacional foi em março de 2022, no playoff das Eliminatórias da Copa do Mundo – derrota por 2 a 1 para Camarões, quando ficou 120 minutos em campo (a disputa teve prorrogação). Depois, atuou em mais oito partidas pela Argélia (cinco como titular).

Na última Data Fifa, em setembro, Slimani não foi convocado. A seleção já estava classificada para a Copa Africana de Nações e o técnico da Argélia, Djamel Belmadi, 47 anos, aproveitou para fazer testes.

Belmadi foi meio-campista do Paris Saint-Germain, atuando junto com o craque brasileiro Raí. Ele está no comando da seleção desde 2018 e foi campeão da África em 2019, com Slimani como ‘reserva de luxo’ – o centroavante entrou em dois jogos e foi titular apenas em um.

Os amistosos de outubro servem de preparação para as Eliminatórias da Copa do Mundo, que começam em novembro para os africanos. A Argélia caiu no grupo formado por Uganda, Somália, Moçambique, Guiné e Botswana.

Nessa convocação, o técnico chamou quatro pontas (Mahrez, Bouanani, Belloumi e Benrahma) e dois atacantes versáteis: Amoura e Gouiri, que podem atuar em várias posições no setor ofensivo. O único centroavante com maior porte físico e estatura é Slimani.

Jogadores convocados para a seleção da Argélia (Crédito: Divulgação/Seleção Argelina de Futebol)

Slimani é o maior artilheiro da história da seleção da Argélia, com 42 gols em 94 jogos. Pelo Coritiba, tem três gols em cinco jogos.

Kuscevic não joga pelo Chile há mais de um ano

O técnico Eduardo Berizzo chamou novamente o zagueiro Kuscevic para a seleção chilena. Dessa vez, o time enfrenta o Peru, no Chile nesta quinta-feira (dia 12), e a Venezuela, fora de casa, no dia 17 (uma terça-feira).

Kuscevic não atua pela seleção chilena desde junho de 2022, em amistoso contra Gana. Desde então, virou reserva. Os titulares da zaga são Medel (Vasco) e Maripán (Monaco-FRA). O zagueiro do Coritiba soma sete jogos pelo Chile.

Se novamente ficar no banco na Venezuela, o jogador deve atuar normalmente na partida contra o Cuiabá, dia 18, no Couto Pereira.

ATUALIZAÇÃO: No fim da tarde dessa segunda-feira (dia 9), a seleção chilena informou que Kuscevic foi cortado dessa convocação, por fratura

Kaio César defende o Brasil no Pan-Americano

O técnico Ramon Menezes convocou 18 jogadores sub-23 para o Jogos Pan-Americanos, que serão disputados em Santiago, no Chile. Os atletas se apresentaram nessa segunda-feira (dia 9) para treinamentos. O Brasil está no Grupo B, ao lado de Estados Unidos, Honduras e Colômbia. A estreia será contra os norte-americanos no dia 23 de outubro, em Valparaíso.

O segundo confronto, acontecerá contra a Colômbia, no dia 26, às 16h, em Vinã del Mal. No último compromisso da primeira fase, a equipe comandada por Ramon Menezes terá pela frente a seleção de Honduras, dia 29, às 19h, em Sausalito.

OS CONVOCADOS
Goleiros
Mycael – Athletico Paranaense
Andrew – Gil Vicente (Portugal)
Matheus Donelli – Corinthians

Laterais
João Moreira – São Paulo
Rikelme – Cuiabá
Patryck – São Paulo

Zagueiros
Lucas Halter – Goiás
Gustavo Martins – Grêmio
Arthur Chaves – Acadêmico de Viseu (Portugal)

Meio-campistas
Matheus Dias – Internacional
Guilherme Biro – Corinthians
Marquinhos – Nantes (França)
Ronald – Grêmio
Igor Jesus – Flamengo

Atacantes
Gabriel Veron – Porto (Portugal)
Matheus Nascimento – Botafogo
Figueiredo – Vasco
Kaio – Coritiba