Islam Slimani no Coritiba
Slimani chega a Curitiba para defender o Coritiba (Crédito: Valquir Aureliano)

Islam Slimani, novo reforço do Coritiba, é o maior artilheiro da história da seleção da Argélia, com 41 gols em 93 jogos. Para alguns, é uma marca expressiva. Para outros, é algo que não merece destaque.

A Argélia pode não ter muitos títulos – a seleção é bicampeã da Copa Africana de Nações e tem outras duas conquistas regionais – e pouco brilhou em Copas do Mundo. No entanto, o país africano virou uma referência no futebol europeu pela quantidade de bons jogadores.

A principal estrela dessa geração é Mahrez, 32 anos, que foi o grande craque do Leicester na épica conquista da Premier League e, em seguida, comprado por 67,8 milhões de euros pelo Manchester City. Agora, após o título da Champions League, 145 jogos e 43 gols pelo clube inglês, foi vendido por 35 milhões de euros ao Al-Ahli, da Arábia Saudita.

Destaque no meio-campo
O jogador mais promissor da Argélia no momento é o meio-campista Bennacer, 25 anos, comprado pelo Milan por 17,2 milhões de euros, junto ao Empoli, em 2019. Em 2022/23, foi importante na conquista do título italiano e na campanha de semifinalista da Champions League. Hoje está avaliado em 40 milhões de euros, pelo site Transfermarkt.

Outros nomes de peso
A geração atual da Argélia também conta com o lateral-esquerdo Bensebaini, 28 anos, do Borussia Dortmund, avaliado em 20 milhões de euros. O ponta Benrahma, 28 anos, é outro que ganhou destaque ao ser comprado pelo West Ham 23,1 milhões de euros. O Wolverhampton, da Inglaterra, conta com o lateral-esquerdo Ait Nouri, 22 anos, avaliado em 22 milhões de euros. Pelo lateral-direito, o nome que chama a atenção é Atal, do Nice, avaliado em 7 milhões de euros.

Junto com Igor Paixão
O Feyenoord, do ponta Igor Paixão, ex-Coritiba, acabou de investir 7,2 milhões de euros na aquisição do volante argelino Zerrouki. O jogador se destacou pelo Twente, também da Holanda.

Geração de Slimani
Entre os destaques da geração de trintões argelinos, como Slimani, o principal nome é o ponta Brahimi, 33 anos, que brilhou no Porto de 2014 a 2019. Ele foi comprado por 6,5 milhoes de euros pelo clube português em 2014. Outros nomes de destaque eram o ponta Sofiane Féghouli, 33 anos, que brilhou no Valencia de 2011 a 2016 e passou pelo West Ham em 2016/17, e o atacante Delort, 31 anos, comprado por 10 milhões de euros pelo Nice em 2021. Na zaga, o nome mais conhecido era Mandi, 31 anos, hoje no Villareal e que, em 2018, foi comprado por 2,8 milhões de euros pelo Bétis.

Nova safra
A nova safra de jogadores da Argélia também já tem nomes de destaque, como os pontas Chaïbi (20 anos, Toulouse, avaliado em 10 mições de euros) e Bouanani (18 anos, Nice, avaliado em 6 milhões de euros).

Conclusão
A marca de Slimani pela seleção da Argélia é expressiva. O centroavante merece todo respeito por ser o maior goleador dessa geração de jogadores que conseguiram brilhar no futebol europeu e conquistar um novo espaço no mercado da bola. Se isso significa que o africano vai brilhar no Coritiba, aí é uma outra questão. Futebol é um esporte coletivo. O contexto sempre pesa mais que o indivíduo. A exceção é quando o nome do indivíduo é Edson Arantes do Nascimento.