A curitibana Teliana Pereira venceu uma partida de estreia duríssima nesta terça-feira em Paris. A brasileira ganhou da checa Kristyna Pliskova, 109a colocada no ranking mundial, por 7/5 6/3 9/7 e vai encarar a tenista número 1 do mundo, 21 vezes campeã de Grand Slam e atual detentora do título de Roland Garros, Serena Williams.

“Foi um jogo muito duro, de altos e baixos. Oscilei em momentos importantes. Ela não estava me dando muito ritmo, mas o importante é que saí com mais uma vitória em Roland Garros,” disse Teliana, 81ª na WTA.

Esta é a 3ª vez que a brasileira alcança a 2ª rodada em Roland Garros. Ela teve vitórias no Grand Slam francês em 2014 e 2015. No ano passado perdeu para a então top 10 russa, Ekaterina Makarova.

Para a partida contra Serena Williams, Teliana vai entrar em quadra lembrando de um episódio marcante de 2010. “Estava falando com o meu pai no telefone e ele lembrou que quando estava machucada, sem jogar há um ano e meio, ele me disse: não fica triste, levanta a cabeça que um dia você ainda vai enfrentar a Venus e a Serena.” Esse dia será na quinta-feira.

“A Serena é a melhor do mundo, tem praticamente todos os recordes do tênis. Tenho o dever de entrar, fazer o meu melhor e aproveitar cada minuto dessa oportundiade em Roland Garros.”

Biografia
Natural do município de Águas Belas, no sertão pernambucano, Teliana, nascida em 20/07/1988, migrou para o Paraná ainda criança. Iniciou a carreira profissional em 2005, depois de ótimas atuações como juvenil, e em 2007 deu um pulo na carreira, conquistando a medalha de Bronze no Pan do Rio, ao lado de Joana Cortez, nas duplas.

Em 2013, se tornou a primeira brasileira a alcançar a semifinal de um WTA – em Bogotá – desde 1989. Ainda naquele ano, se tornou a primeira tenista do Brasil a chegar no top 100 da WTA, desde 1990.

Dentro do top 100, em 2014, Teliana conseguiu disputar, pela primeira vez na carreira, todos os Grand Slams na chave principal, chegou a ganhar uma rodada em Roland Garros.

Agora em 2015 quebrou um jejum de 27 anos do Brasil ao conquistar o primeiro título da carreira no WTA de Bogotá, em abril. Em agosto conquistou o segundo trofeu de WTA, em Florianópolis e entrou para o top 50 – 48a. -pela primeira vez, se tornando a 3a. tenista mais bem classificada da história no Brasil, atrás apenas de Maria Esther Bueno e Niege Dias. Atualmente é a 81a. colocada no ranking mundial.

Teliana conta com os patrocínios da Asics, CBT/Correios, Deloitte, Estácio, Wilson, TOP 2016 Paraná e tem a sua carreira gerenciada pela LinkinFirm, do ex-tenista profissional Marcio Torres.