Cristiano no Paraná Clube
Cristiano no Paraná Clube (Crédito: Valquir Aureliano)

O atacante Cristiano, 37 anos, revelou nessa quinta-feira (dia 11) que tinha proposta de um clube da Série B do Campeonato Brasileiro. Mesmo assim, preferiu assinar com o Paraná Clube para a disputa da segunda divisão do Campeonato Paranaense, que começa em 4 de maio. Nascido em Campo Mourão (PR), ele estava no Japão desde 2013.

“Não tinha intenção de jogar no Brasil novamente. Minha ideia era parar no Japão mesmo. Eu tinha proposta para continuar lá. Não aceitei”, contou, em entrevista coletiva. “Meus filhos pediram para voltar para o Brasil”, disse.

“Quando Tcheco me ligou, eu estava em conversas avançadas com um clube da Série B (do Brasileiro), e eu senti no meu coração que eu tinha que estar aqui, tinha que ajudar o Paraná. Estou me sentindo em casa. Vamos buscar esse objetivo que é colocar o Paraná na elite do futebol paranaense”, explicou. “Quando decidi aceitar o Paraná Clube, nem pensei na competição. Sei que estou vestindo a camisa de um grande clube”, disse.

Cristiano lembrou que tem histórico no torneio, “Meu primeiro título profissional foi a segunda divisão Paranaense, com o Toledo, em 2007”, contou.

No Japão, Cristiano se destacou jogando aberto, pelos lados do campo (como ponta, meia-ponta ou extremo). Perguntado sobre qual posição prefere jogar, ele contou como foi a conversa com o técnico Tcheco. “Minha conversa com Tcheco foi assim. De volante pra frente, eu jogo de tudo”, afirmou jogo. “Nesses meus anos de Áustria, eu me firmei de segundo volante. No Japão, a maior parte do tempo foi de extremo. Quando eu saí do Brasil eu jogava como 10. E, no meu último clube, eu estava como falso 9”, explicou.

Cristiano é o maior artilheiro do Kashiwa Reysol na Era J-League – a primeira divisão japonesa. O jogador marcou 94 gols em 249 jogos pelo clube entre 2015 e 2021. Também contribuiu com 73 assistências.

Também defendeu outras três equipes do país asiático. Em 2023, disputou a segunda divisão japonesa com o Ventforet Kofu. Fez18 jogos, marcou dois gols e deu três assistências. Seu último jogo foi em novembro.

Veja vídeo com as melhores jogadas de Cristiano no futebol japonês.

Auge
O auge de Cristiano foi no Kashiwa Reysol, onde virou ídolo da torcida. Trabalhou a maior parte do tempo com o técnico Nelsinho Baptista, 71 anos. O clube tem quatro grandes títulos nacionais (1 J-League, 1 Supertaça do Japão, 1 Copa do Imperador e 1 Copa Nabisco), três títulos da segunda divisão nacional e um título internacional (Copa Suruga de 2014).

Posição
Cristiano, de 1,83 m de altura, jogou a maior parte do tempo nas duas pontas (esquerda e direita). Também foi bastante utilizado como centroavante.

Início
Cristiano começou no futebol paranaense e rodou por Toledo, Galo Maringá e Campo Mourão. Depois jogou no Metropolitano (SC), Rio Claro (SP), Chapecoense (SC) e Juventude (RS).

Maior venda
Em 2012, Cristiano atingiu sua maior transferência no mercado da bola. Foi comprado por 1,2 milhão de euros pelo Red Bull Salzburg – na época, ele pertencia ao Metropolitano. Em 2016, o Kashiwa Reysol pagou o equivalente a 800 mil euros pelo atacante ao Ventforet Kofu.

  • Números de Cristiano em competições por clubes japoneses
  • 66 gols em 212 jogos na J-League
  • 45 gols em 150 jogos na 2ª divisão do Japão
  • 6 gols em 21 jogos na Liga dos Campeões da Ásia

CRISTIANO
Nome completo: Cristiano da Silva
Apelido: Cristiano
Posição: Atacante
Idade: 37 anos
Altura: 1,83m
Peso: 83kg
Clubes: Toledo, Galo Maringá, Campo Mourão Metropolitano, Rio Claro, Chapecoense, Juventude, Tochigi, Ventforet Kofu, V-Varen Nagasaki e Kashiwa Reysol