
O Paraná Clube enfrenta o Operário na Vila Capanema nesta quinta-feira (dia 16) às 20 horas, em partida válida pela 2ª rodada do Campeonato Paranaense 2025. O time da capital volta a jogar no seu estádio após 178 dias – a última partida ocorreu na final da 2ª divisão do Paranaense de 2024, contra o Rio Branco, em julho.
Na primeira rodada do Paranaense 2025, o Paraná jogou na Ligga Arena e perdeu por 2 a 1 para o Athletico. O Operário jogou em casa, em Ponta Grossa, e venceu o Andraus, por 1 a 0.
O jogo terá transmissão gratuita pelo Youtube da Nsports.
Regulamento
Pelo regulamento, os 12 times se enfrentam em turno único – serão 11 rodadas na primeira fase. Os oito primeiros avançam para as quartas de final. Os dois últimos são rebaixados.
Vila Capanema lotada
A previsão é de Vila Capanema lotada. Na véspera da partida, restavam menos de dois mil ingressos. O estádio tem capacidade para 15 mil lugares.
Escalação
O técnico Argel Fuchs não deu pistas sobre a escalação. Ele tem todos os jogadores da estreia à disposição e pode repetir o time. No entanto, uma possibilidade é começar com o ponta Rikelmi no lugar do volante Geilson.
Esquema tático
O Paraná Clube estreou em 2025 usando o esquema tático 4-2-3-1, com o volante Julio Rusch improvisado como extremo, aberto pelo lado esquerdo. A dupla de volantes era Geílson e Bruno Vinícius. A linha de três tinha Diego Tavares (direita), Gustavo Xuxa (centro) e Rusch (esquerda). O centroavante era Eduardo Tanque.
Rikelmi pode ser titular e entrar pelo lado esquerdo. Com isso, Rusch atuaria como volante e Geílson deixaria a equipe.
Novidades no banco
O centroavante Leandro Pereira (33 anos, ex-Palmeiras) e o lateral-esquerdo João Lucas (33 anos, ex-Vitória, Avaí e Ceará) foram desfalques da primeira rodada. Eles estão em fase final de recuperação e são dúvidas para esta quinta-feira. Caso estejam recuperandos, devem começar no banco.
Desempenho
Apesar do resultado negativo na estreia, o técnico Argel Fuchs e os jogadores fizeram uma análise positiva do desempenho da equipe. “A competitividade e o dinamismo nós conseguimos impor no último jogo, independente do resultado. Agora, com a força da nossa torcida, esperamos concretizar essa atuação com o resultado positivo”, afirmou Júlio Rusch, 27 anos, ex-Coritiba.
Retrospecto
O Operário é uma das maiores ‘pedras no sapato’ na história do Paraná Clube. Em 19 confrontos, foram seis vitórias do time da capital, sete empates e seis vitórias do ‘Fantasma’. A equipe tricolor não conseguiu vencer esse adversário nos últimos quatro duelos – foram três derrotas e um empate. A última vitória do Paraná foi em 2020, no Paranaense, por 1 a 0, com gol do meia Renan Bressan.
Operário
O Operário tem como destaque o meia Boschilia, 28 anos, ex-Coritiba. Ele soma cinco gols em 18 jogos pela equipe. Revelado pelo São Paulo, o jogador defendeu a seleção brasileira na Copa do Mundo Sub-20 de 2015 (2 gols em 7 jogos) e na Copa do Mundo Sub-17 de 2013 (6 gols em 4 jogos).

Ex-Athletico
Para 2025, o Operário apostou no técnico Bruno Pivetti, 40 anos, que trabalhou no Athletico de 2015 a 2017. O elenco conta com os volantes Fransérgio (34 anos, revelado pelo Athletico e ex-Coritiba) e Jacy (27 anos, revelado pelo Athletico e ex-Cascavel) e o centroavante Vinícius Mingotti (25 anos, ex-Athletico).
Ex-Paraná Clube
O time de Ponta Grossa conta com jogadores com passagem pelo Paraná Clube. Um deles é o meia-atacante Jean Lucas, 29 anos, que ficou no clube da Vila Capanema de 2016 a 2019, disputando apenas sete jogos. Ele foi revelado pelo Coritiba.
Outro é o meia Jhemerson, 27 anos, que atuou no Paraná Clube em 2019. O goleiro Lucas Wingert, 25 anos, defendeu o Tricolor da Vila Capanema em 2020.
- PARANÁ CLUBE x OPERÁRIO
- Paraná: Gabriel Gasparotto; Lucas Mazetti, Yan Victor, Lucas Ryan e Kevin; Bruno Vinícius e Geílson (Rikelmi); Diego Tavares, Gustavo Xuxa e Julio Rusch; Eduardo Tanque. Técnico: Argel Fuchs
- Operário: Elias; Joseph, Thales, Allan Godói e Gabriel Feliciano; Jacy e Neto Paraíba; Kleiton, Boschilia e Jean Lucas; Vinicius Mingotti. Técnico: Bruno Pivetti
- Árbitro: Murilo Ugolini Klein
- Local: Vila Capanema, em Curitiba, quinta-feira às 20 horas
- TV: NSports