
Cinco medalhas paranaenses nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago na noite de segunda-feira (dia 20). Três delas foram conquistadas por mulheres na natação – a curitibana Vitória Caroline da Silva Ribeiro e as gêmeas de Maringá (Beatriz e Débora Borges Carneiro). No masculino, os paranaenses ganharam mais um ouro e uma prata em outras modalidades.
OURO NO TIRO
O ouro paranaense foi no tiro esportivo, com Marcelo Hyroshi Marton, 52 anos, de Londrina. Ele foi o campeão na categoria R1/R2 – Rifle em pé 10m SH1.
Marton ficou paraplégico após ser atingido por um tiro acidental aos 18 anos. Antes do ouro no Parapan, a principal conquista da carreira esportiva dele era o ouro na carabina deitado misto 10m SH1 no Aberto Internacional de Tiro Esportivo na Colômbia em 2018
PRATA NO TÊNIS DE MESA
Eziquiel Babes, de Guarapuava, ganhou a prata junto com goiana Thais Fraga, na categoria XD4-7.

Eziquiel nasceu em 1971, em Guarapuava, e após um acidente automobilístico, teve seus membros inferiores comprometidos. Conheceu o tênis de mesa paralímpico pela televisão. As principais conquistas dele são: prata no individual e por equipes nos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019; ouro no individual e prata por equipes nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara 2011; prata no individual e ouro por equipes nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015
BRASIL NO PARAPAN
O Brasil lidera o quadro de medalhas do Parapan, com 136 (60 ouros), seguido por Colômbia (51 medalhas e 15 ouros) e Estados Unidos (51 medalhas e 15 ouros).