Atlético e Coritiba estão tendo problemas no Brasileirão 2009. Após 11 rodadas, ambos lutam para se afastar da zona de rebaixamento — da qual já fizeram parte por várias rodadas. Fala-se em mau futebol, jogadores desinteressados, oscilação, falta de reforços problemas táticos. Mas os dois times, que duelam neste domingo (19), na Baixada, pela 12ª rodada do Brasileirão, vão entrar em campo compartilhando do mesmo diagnóstico: transtorno bipolar.


Segundo a literatura médica, o transtorno bipolar é uma forma de transtorno de humor caracterizado pela variação extrema entre uma fase de maníaca ou hipomania — com hiperatividade e grande imaginação — e uma fase de depressão — com lentidão para conceber e realizar idéias, ansiedade ou tristeza.


É mais ou menos o que acontece com Atlético e Coritiba. Evidentemente, é um transtorno ter passado várias rodadas fugindo do rebaixamento. E os times têm mostrado oscilações de humor incríveis. Ao mesmo tempo em que são capazes de virar jogos contra os poderosos times gaúchos ou derrotar Corinthians e São Paulo, são surrados por times da Grande São Paulo que sequer estavam na primeira divisão até o ano passado.


Com o Atlético foi assim. Na última semana, foi capaz de derrotar o Internacional, que muitos dizem ter o melhor elenco do Brasil. Após a vitória de 3 a 2, torcedores rubro-negros até falavam que o time poderia chegar à Libertadores. A euforia sumiu depois que o Furacão perdeu para o Santo André (1 a 0), afastado da elite do futebol nacional desde 1984.


Com o Coritiba foi assim também. Na última semana, levou 3 a 1 do Grêmio Barueri, que disputa a Série A pela primeira vez. Três dias depois, virou uma partida diante do Grêmio, semifinalista da Copa Libertadores. Venceu por 2 a 1 e já fala em objetivos maiores, como chegar à Libertadores.


Entre alterações de humor, Atlético e Coritiba conseguiram se distanciar um pouco da zona de descenso. Mas sabem que não podem relaxar. O Furacão está em 14º, com 11 pontos, apenas um a mais que o 17º colocado, o Botafogo. O Coritiba está um pouco melhor, em 12º lugar, com 13 pontos. Mas a distância que o separa da ZR é de apenas três pontos, que podem ser reduzidos a zero em apenas uma rodada. Desta forma, os dois times estão conscientes de que só há uma maneira de se curar desse transtorno bipolar: vencer o Atletiba.


 


ATLÉTICO x CORITIBA


Atlético
Vinícius; Nei, Rhodolfo, Rafael Santos e Márcio Azevedo; Valencia, Chico, Rafael Miranda (Wallyson) e Paulo Baier; Marcinho e Rafael Moura. Técnico: Waldemar Lemos


Coritiba
Vanderlei; Cleiton (Felipe ou Douglas Silva), Jaílton e Démerson; Márcio Gabriel, Leandro Donizete, Pedro Ken, Marcelinho Paraíba e Douglas Silva (Carlinhos Paraíba); Marcos Aurélio (Carlinhos Paraíba) e Ariel Nahuelpan. Técnico: René Simões.


Árbitro: Wilson Luiz Seneme (SP)
Local: Estádio Arena da Baixada, domingo, às 16 horas.