Reprodução – Niki Lauda

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O ex-piloto Niki Lauda morreu nesta segunda-feira (20) aos 70 anos. O austríaco foi tricampeão da Fórmula 1, conquistando dois títulos pela Ferrari, em 1975 e 1977, e um pela McLaren, em 1984. Lauda também era presidente do Conselho de Supervisão da equipe da Mercedes na Fórmula 1 desde setembro de 2012.

A família do piloto anunciou o falecimento em um e-mail na madrugada desta terça-feira (21), horário europeu. Lauda teria falecido ao lado de seus familiares na noite desta segunda-feira (20).

“É com profundo pesar que anunciamos que nosso querido Niki morreu de forma pacífica ao lado de seus familiares. Suas conquistas únicas como atleta e empreendedor são e continuarão inesquecíveis, seu incansável entusiasmo pela ação, sua franqueza e sua coragem permanecerão como um modelo e uma referencia para todos nós. Ele era um marido, pai e avô amoroso e carinhoso longe do público, e sentiremos a sua falta”, informou o e-mail assinado pela família Lauda.

No verão europeu de 2018, o ex-piloto passou por cirurgia para realizar um transplante de pulmão. No começo deste ano, ele foi internado em um hospital em Viena por conta de uma gripe. A causa da morte, contudo, teria sido problemas renais.